Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói encerra trabalho de reabertura do Canal de Itaipu

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nesta quinta-feira (28), o que se via no local era diversas dunas de areia na beirada do canal e vários trechos ainda secos
canal de itaipu 28 setembro 2023
O Canal de Itaipu ainda com trechos secos. Foto: leitor

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) deu por encerrado o trabalho de reabertura do Canal de Itaipu. Nesta quinta-feira (28), a solitária escavadeira que fazia o trabalho de dragagem, desde o último dia 22 de agosto, não se encontrava mais no local.

Leia mais: Niterói está vulnerável à elevação do nível do mar, com aquecimento global, diz a UFF

O que se encontra – e muito – são dunas criadas em consequência do trabalho da própria retirada de areia de dentro do canal. A ligação entre a lagoa e o mar foi refeita, em parte. O canal ainda apresenta trechos secos.

A falta de uma renovação adequada da água das lagoas de Itaipu e Piratininga é uma das causas de uma atual  mortandade de peixe na região.

A dragagem recorrente do canal é como “enxugar gelo”. Há três anos, Prefeitura,  Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Universidade Federal Fluminense, Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itaipu e entidades de Niterói ligadas ao Meio Ambiente debatem uma solução definitiva para evitar o assoreamento do Canal, que renova as águas da Lagoa de Itaipu. Em agosto de 2021, o prefeito Axel Grael anunciou que lançaria “em breve” o edital que escolheria a empresa que faria a obra no Canal.

No último dia 21 de agosto, a Prefeitura informou ao A Seguir que o projeto das obras de recuperação definitiva do canal de ligação da Lagoa de Itaipu e as praias de Itaipu e Camboinhas está pronto e que o edital para a execução das obras definitivas no Canal de Itaipu seria lançado até setembro.

Ambientalista ouvido pelo A Seguir contou que o canal de Itaipu está desmoronando. O projeto definido prevê a recomposição dos molhes (blocos de pedras) e a retirada de 70 mil metros cúbicos de areia do canal que serão providencialmente levados para a praia de Camboinhas, onde foi construído o muro de gabião. De acordo com ambientalistas, essa solução dada pela Prefeitura para evitar o desmoronamento do calçadão de Camboinhas vai acarretar o fim da areia, em frente ao muro.

O Canal de Itaipu no dia 28 de setembro de 2023. Vídeo: Leitor

COMPARTILHE