Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói abre 50 vagas em curso de extensão com a UFF para lideranças comunitárias

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Objetivo é promover educação em Direitos Humanos nas regiões de vulnerabilidade social do município; Inscrições vão até 16 de abril
Caminho Niemeyer
Foto: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura de Niterói está com 50 vagas abertas para o Curso de Extensão “Pedagogia Social, Direitos Humanos e Cidadania Planetária”, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) em parceria com o projeto Pipas, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo é promover educação em Direitos Humanos nas regiões de vulnerabilidade social do município. As inscrições podem ser feitas pelo formulário, disponível no link, até o dia 16 de abril. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 110 horas acadêmicas emitido pela UFF. A capacitação é voltada para lideranças comunitárias da cidade.

Leia mais: Niterói anuncia aplicação da quarta dose na semana que vem

O coordenador do Eixo de Promoção e Educação em Direitos Humanos da SMDH, Jersey Simon, destaca que a formação traz a experiência e o pioneirismo da Pedagogia Social da UFF para somar à prática dos agentes sociais que atuam na cidade.

– Além de disseminar a temática dos direitos humanos nos territórios vulneráveis de Niterói, nós queremos apoiar e fortalecer as ações, iniciativas e projetos sociais do município, capacitando e dando ferramentas para que quem está atuando na ponta seja ainda mais comprometido com a humanidade – explica.

A aula inaugural será no dia 19 de abril, no Caminho Niemeyer. O Curso de Extensão “Pedagogia Social, Direitos Humanos e Cidadania Planetária” será coordenado pela professora, mestre em Educação pela UFF, Margareth Martins de Araújo, e ministrado pelo Projeto Pipas. Dentre os objetivos principais, está a promoção da Educação em Direitos Humanos nas áreas de vulnerabilidade social, a partir da formação de lideranças comunitárias, educadores sociais e populares.

As aulas serão realizadas toda terceira quinta-feira do mês, com cronograma disponibilizado previamente, em ambiente oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Promoção e Educação em Direitos Humanos – Política Pública transversal e intersetorial, inspirada no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2006) e no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH 2005/2014) da ONU.

COMPARTILHE