Niterói por niterói

Publicado

Niterói anuncia aplicação da quarta dose na semana que vem

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Segunda dose de reforço contra a Covid começou a ser aplicada, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (24) em idosos acima de 80 anos; Niterói segue com repescagem contínua para imunização
vacina_2137 (2)
Anúncio da 4ª dose em Niterói somente na semana que vem. Foto: Divulgação/Prefeitura

A 4ª dose da vacina (segunda dose de reforço) contra a Covid começou a ser aplicada nesta quinta-feira (24) em idosos acima de 80 anos no Rio de Janeiro. A decisão veio após a recomendação do Ministério da Saúde para que a aplicação da 4ª dose em idosos acima de 80 anos seja feita quatro meses após a aplicação da 3ª dose. Em São Paulo começou ainda mais cedo, na segunda-feira (21). Já em Niterói, o início está previsto apenas para a semana que vem.

Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que vai anunciar, na próxima semana, o calendário de vacinação da quarta dose, ou segunda dose de reforço, contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos. Por enquanto, a cidade segue com repescagem contínua para imunização, inclusive para a segunda dose de adolescentes e crianças.

Leia mais: Após 2 anos de pandemia, Niterói zera internações por Covid em UTIs da rede privada

A informação foi divulgada em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta quinta-feira (24), com o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira. A quarta dose do imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para imunossuprimidos.

A Prefeitura de Niterói está aplicando a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos e também a dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade e deficiência permanente, com 5 meses de intervalo da segunda dose. A população a partir de 18 anos também está recebendo a dose de reforço, com intervalo de 4 meses. A quarta dose está sendo aplicada em imunossuprimidos, com intervalo de 4 meses da terceira dose.

De acordo com Rodrigo Oliveira, a cidade segue há mais de três semanas em um cenário de redução do coronavírus e, no momento, tem apenas dois pacientes internados com diagnóstico de Covid-19.

– Tivemos uma redução do número de casos confirmados, do número de pessoas que procuram as unidades de urgência, dos testes realizados e testes positivos. No período de alta da Ômicron chegamos a ter 52% dos testes realizados positivos, ou seja, a cada 100 testes realizados, 52 positivos. Hoje, a cada cem testes realizados, apenas cinco são positivos. Seguimos também com redução importante do número de óbitos. Isso se deve ao esforço de todo cidadão de Niterói que cumpriu as medidas junto com a Prefeitura, mas principalmente, ao nosso esforço coletivo em relação à vacinação – destacou.

O que diz o Ministério da Saúde

Por meio de uma nota técnica, divulgada nesta quarta-feira (23), o Ministério da Saúde informou que reconhece que há poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, mas que “diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que surgimento de novas variantes de preocupação também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis.

Documentação das crianças

Carteira de vacinação da criança
Identidade ou certidão de nascimento
CPF ou cartão SUS
Comprovante de residência do representante legal

Documentação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Para receber a dose de reforço é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante da primeira e segunda dose da vacina e laudo da comorbidade ou deficiência permanente. Serão vacinados os jovens com comorbidades ou deficiência permanente listadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Locais de vacinação das crianças

– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
– Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Av. Jansen de Melo, s/n – São Lourenço.

A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.

Locais de vacinação para adolescentes e adultos

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

COMPARTILHE