Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeito de Niterói, Axel Grael segue Rodrigo Neves e PDT e apoia Lula

Por Gabriel Mansur
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Axel Grael anuncia que fará campanha “contra o retrocesso” e em defesa da democracia
Axel Grael decide apoiar Lula no segundo turno das eleições. Foto: Reprodução/Twitter
Axel Grael decide apoiar Lula no segundo turno das eleições. Foto: Reprodução/Twitter

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, do PDT, endossou o discurso de seu aliado político e antecessor, Rodrigo Neves, do mesmo partido, e resolveu declarar voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais, em 30 de outubro.

Leia mais: PT não ‘vencia’ eleições em Niterói desde 2006; Lula nunca ‘perdeu’ na cidade

Grael, desse modo, segue o posicionamento oficial do diretório do PDT, além do próprio presidente da sigla, Carlos Lupi, e também do ex-presidenciável, Ciro Gomes. No primeiro turno, o chefe do Executivo municipal declarou apoio apenas à candidatura de Rodrigo Neves para o governo do Rio.

Neves terminou a disputa em terceiro lugar, atrás do reeleito Cláudio Castro, do PL de Bolsonaro, e do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidato de Lula no estado Fluminense.

– Diante do cenário de grave crise política, econômica e social instaurado pelo atual governo, nós do PDT decidimos nos unir à campanha pela eleição do ex-presidente Lula. Não poderia ser diferente a posição de um partido que tem em sua história a luta em defesa da democracia e da igualdade social – postou Axel, juntamente a uma foto em que aparece ao lado do petista.

Prefeito de Nterói seguu posicionameto do PDT. Foto: Reprodução

Dedicação à campanha

O Prefeito afirmou ainda que vai se dedicar à campanha “que dirá não ao retrocesso e levará o Brasil de volta ao caminho do desenvolvimento e da sustentabilidade”. O desenvolvimento sustentável, aliás, é a principal bandeira de seu governo municipal.

– A partir de hoje, seguiremos unidos pela reconstrução deste país que, nos últimos anos, voltou a conviver com a fome e a miséria. Junto ao amigo Rodrigo Neves, participarei da campanha que dirá não ao retrocesso e levará o Brasil de volta ao caminho do desenvolvimento e da sustentabilidade, com geração de empregos e oportunidades para todos. Agora é Lula – concluiu.

Rodrigo Neves se pronuncia oficialmente

Ainda que tenha sinalizado o apoio e até sugerido ao PDT o respaldo a Lula, o ex-candidato Rodrigo Neves só pediu voto no petista, afinal, nesta terça-feira (4), após reunião executiva do partido, realizada em Brasília. Neves, em suma, ressaltou que “vamos às ruas até a vitória do Brasil e do Rio no dia 30”.

Rodrigo Neves ao lado de Carlos Lupi em reunião do PDT: Foto: Divulgação/PDT

– Com a participação do nosso companheiro Ciro Gomes, foi aprovada por unanimidade a resolução do apoio ao presidente Lula. Em defesa do Brasil, da democracia, do meio ambiente e dos direitos sociais do povo, o voto e a campanha é no 12+1 nesse segundo turno – destacou.

Governador Cláudio Castro com Bolsonaro

Se os ex-candidatos Rodrigo Neves e Marcelo Freixo apoiam Lula, o governador reeleito, Cláudio Castro, reuniu-se com o candidato à reeleição nesta terça, no Palácio do Alvorada. De antemão, reforçou seu apoio a ele no segundo turno das eleições presidenciais.

– Eu, como sou do partido do presidente, sou apoiador do presidente, não tinha como não vir aqui e tentar me esforçar muito para o Rio ser a capital da vitória da eleição do presidente Bolsonaro. Não preciso lhe franquear meu apoio, porque esse o senhor já tem desde sempre – afirmou.

Lula ganha em Niterói; Bolsonaro leva no Rio

Em relação à disputa pela Presidência da República, a cidade deu a vantagem no primeiro turno a Lula, depois de ter votado em peso no então candidato e agora presidente Jair Bolsonaro em 2018. Na cidade, aliás, o ex-presidente ficou com 46,56% dos votos totais, à frente de Bolsonaro, que teve 42,90% da preferência do eleitorado. Foram 147.370 votos no petista, ante 135.810 em Bolsonaro.

As posições se inverteram no cenário estadual. Ao mesmo tempo em que seu aliado político, Cláudio Castro, foi reeleito no primeiro turno com quase 58% dos votos, Bolsonaro igualmente venceu no estado. Entretanto, com uma votação não tão expressiva: teve 51%.

Leia mais: Abstenção em Niterói foi de 19,3%, a maior desde 1998

COMPARTILHE