Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Policlínicas do Fonseca e São Lourenço continuam fechadas nesta quarta (18) em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na de São Lourenço parte da estrutura da policlínica foi danificada; Comissão de Saúde visitou o posto
visita carlos antônio da silva
Árvore que caiu com as fortes rajadas de vento na policlínica Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço. Foto: Davi Andrade

No início da noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Niterói informou que as Policlínicas Guilherme Taylor March, no Fonseca, e Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, não iriam funcionar nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18). O motivo: as intensas chuvas (com direito a granizo) e rajadas de vento na tarde desta segunda-feira causaram um estrago nas unidades de saúde. Por precaução, elas ficaram impossibilitadas de realizar atendimento médico e dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid e a gripe.

Leia mais: Chuva provoca estragos em Niterói e fecha policlínicas no Fonseca e São Lourenço

Na policlínica Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, caiu uma árvore em cima dos fios de internet e de telefone. Por sorte, ninguém foi atingido. Representantes da Direção da unidade informam que a Secretaria de Conservação e Serviços Público (Seconser) já fez a poda da árvore, mas parte da estrutura da policlínica foi danificada. Um chamado já foi feito na Defesa Civil e está previsto uma visita à unidade para reparar a parte da estrutura que foi atingida.

Árvore cai devido a fortes rajadas de vento na policlínica Carlos Antonio da Silva. Foto: Davi Andrade

A equipe da Comissão da Saúde e o presidente da Comissão, o vereador Paulo Eduardo Gomes, estiveram no local para uma visita técnica na tarde desta terça-feira (17). Eles chegaram à unidade por volta de 13h e até às 14h nenhum reparo tinha sido feito na estrutura que foi atingida.

– Temos total compreensão de que a chuva que atingiu a cidade foi algo incomum, mas obviamente os danos são fruto de um descaso de décadas com estas unidades de saúde. Não há manutenção alguma nestas Policlínicas e sabemos que na prática qualquer chuva, mesmo leve, tem trazidos transtornos e dificuldades para a prestação de serviços de saúde. Não basta limpeza, estamos cobrando que as obras sejam imediatamente iniciadas para garantir a qualidade do atendimento e a dignidade do trabalho dos profissionais de saúde – afirmou o vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), Presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Niterói.

Fortes chuva provoca estrago no telhado da policlínica. Foto: Davi Andrade

O que diz a Prefeitura

De acordo com a Prefeitura, a previsão de retorno do funcionamento das policlínicas Carlos Antonio da Silva e do Fonseca é quinta-feira (19). As equipes da Secretaria de Saúde, Seconser, Clin e Defesa Civil estão atuando nas unidades.

Na unidade de saúde do Fonseca, a paralisação do atendimento foi necessária devido à quantidade de vidros quebrados pelos fortes ventos. Uma pequena parte do telhado também foi afetada. Em São Lourenço, uma árvore caiu na área da policlínica. Com isso, todos os atendimentos, incluindo os de vacinação, mesmo os agendados via o aplicativo Colab, estão suspensos temporariamente nestas unidades.

Em nota, a Prefeitura informa, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, que a cidade segue em estágio de atenção nesta terça-feira (17). Niterói registrou forte chuva no início da tarde de segunda-feira (16), com registros de granizo em pontos como Centro, Santa Rosa, Fonseca e Icaraí. A Defesa Civil Municipal registrou 20 ocorrências na cidade. Não há registro de feridos até o momento.

Equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) atuam em diferentes pontos da cidade para diminuir os impactos do mau tempo. Segundo a Seconser, até a madrugada desta terça-feira, foram registrados a queda de galhos e árvores, com 64 chamados, sem feridos.

Alerta para frente fria

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil reforça que uma frente fria avançará sobre o Estado do Rio nos próximos dias, trazendo intensa massa de ar frio que ocasionará declínios acentuados nas temperaturas em Niterói, podendo a mínima chegar a 10°C. O órgão também alerta para a previsão de rajadas de vento moderado a forte a partir da tarde desta terça-feira.

As rajadas de vento poderão atingir velocidade acima de 76 km/h na quarta e na quinta. Entre as orientações estão: não ficar embaixo de árvores ou coberturas metálicas; procurar um local seguro; evitar áreas sujeitas ao desprendimento de itens suspensos como cabos elétricos, outdoors ou andaimes; caso seja imprescindível transitar pelas vias públicas, fazê-lo com atenção; e não praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar.

COMPARTILHE