5 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pinguins são resgatados em Maricá

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Dois animais apareceram nas praias de Ponta Negra e Itaipuaçu e foram levados por agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá
pinguim em maricá
Banhista que encontrar pinguim pode acionar resgate pelo número: 0800 999 5151. Foto: Prefeitura de Maricá

Não é só por Niterói que pinguins gostam de passear. Nesta segunda-feira (7), dois deles foram resgatados por agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá. Os animais apareceram nas praias de Ponta Negra e Itaipuaçu. A informação é da Prefeitura do município.

Leia mais: Aberta a temporada de pinguins em Niterói

O primeiro pinguim foi visto na altura da Rua 148 em Ponta Negra. Moradores acionaram a Defesa Civil pelo Centro Operacional (COP) e contaram que o animal havia sido jogado do mar. Dois profissionais seguiram para o local e encontraram o pinguim aparentemente bem debilitado.

O segundo caso foi na altura da Rua 60 em Itaipuaçu. O pinguim, com características de um espécime adulto, estava aparentemente em boas condições, apesar de bem cansado.

Em ambos os casos, os animais foram levados para os postos de guarda-vidas mais próximos para aguardar a chegada dos profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Eles têm como função avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo, realizadas na Bacia de Santos, sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos.

 

Durante o monitoramento, todos os animais encontrados vivos pelas equipes de campo são avaliados e, caso precisem de atendimento veterinário, são encaminhados a uma das 14 instalações da Rede de Atendimento Veterinário entre Araruama (RJ) e Laguna (SC).

Leia também: ‘Quita Niterói’: consumidores de Niterói e municípios vizinhos têm até sexta-feira (11) para renegociar dívidas

Após o tratamento, os animais são novamente avaliados e, caso estejam aptos, devolvidos a seu habitat natural. Todos recebem uma identificação, pois assim será possível realizar um acompanhamento, caso reapareçam em outra região. No caso de animais encontrados mortos é realizada a necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas, tais como pesca, embarcações e óleo.

Se o banhista encontrar algum animal mamífero encalhado, na ausência do guarda-vidas, pode acionar os profissionais que atuam no programa e monitoramento de praias pelo número: 0800 999 5151.

COMPARTILHE