Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pedro Lima substitui Anamaria Schneider como diretor-geral da FeSaúde

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Novo diretor terá a missão de gerir a Atenção Básica de Saúde, por meio do PMF e da Saúde Mental
Pedro Lima é o novo diretor-geral da FeSaúde. Foto: Divulgação
Pedro Lima é o novo diretor-geral da FeSaúde. Foto: Divulgação

Um dos responsáveis pela criação do Programa Médico de Família (PMF), projeto que coordenou entre 1992 e 2006, Pedro Gilberto Alves de Lima passa a assumir a diretoria-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde). Ele substituiu Anamaria Schneider, que na semana passada foi nomeada à Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, Pedro atuava como analista de Gestão em Saúde na Vice-direção de Ambulatórios e Laboratórios de Saúde Pública (Vdal), ambos na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp).

À frente do cargo, o novo diretor terá a missão de gerir a Atenção Básica de Saúde, por meio do PMF e da Saúde Mental. A FeSaúde também dará suporte à execução de planos estratégicos de ação desenvolvidos no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS), além de prestar serviços de apoio ao processo de gestão da rede municipal, com especial atenção à humanização no atendimento.

Integrante da Administração Indireta da Prefeitura de Niterói, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação é uma entidade pública, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado.

Perfil

Pedro Lima é formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também possui especialização em Homeopatia, pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil; e em Medicina Social, com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UFF.

Em sua carreira, já foi Superintendente de Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro, entre 2009 e 2010; e coordenador de Políticas de Saúde e Superintendente de Atenção Básica em Saúde, na Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2009.

Servidor concursado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde julho de 2012, ele ainda tem passagem pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Informações Sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS).

E também atuou como primeiro-tenente médico da Marinha do Brasil, em 1989, e médico de Saúde Coletiva em Centros Municipais de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996.

COMPARTILHE