COMPARTILHE
Ex-diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde, Anamaria Scheider é a nova secretária de Saúde de Niterói. A informação foi dada pelo prefeito Axel Grael (PDT) nesta sexta-feira (3), mas sua nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial. Anamaria substituirá Rodrigo Oliveira no cargo.
Leia mais: Às vésperas da volta às aulas, mais de 3 mil crianças aguardam vagas na rede municipal de Niterói
A nova secretária agradeceu o convite de Grael e ressaltou que assumir a pasta é um desafio muito grande.
– Estou muito feliz e lisonjeada com o convite. É um convite de muita confiança. Estou muito disposta. A Secretaria de Saúde tem grandes projetos. Projetos de fortalecimento de entregas, de renovação da infraestrutura física e do parque tecnológico. Temos prioridades, sobretudo na área da gestão de pessoas e na área de insumos. Vamos trabalhar muito para fortalecer as entregas da Saúde para a população de Niterói. Acredito que, com a minha experiência, é possível fazer um trabalho intenso e muito importante para a cidade – afirmou Anamaria.
A mudança na secretaria já era comentada nos bastidores. Isso porque algumas agendas relacionadas à saúde do município foram canceladas sem justificativas nos últimos dias. A título de exemplo, Rodrigo não apareceu ao encontro que abordaria o planejamento anual de saúde, na Câmara dos Vereadores.
Anamaria Schneider é sanitarista e atua na gestão de saúde há 37 anos. Também é formada em enfermagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ; e doutora em Saúde Coletiva na mesma instituição.
Como gestora pública, Anamaria Schneider foi secretária municipal de Saúde da Prefeitura de Resende entre 1997 e 2004. Foi coordenadora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio entre 2005 e 2006. Além de subsecretária de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e subsecretária geral de saúde do Município do Rio de Janeiro.
Nos últimos três anos e meio, Anamaria Schneider foi diretora-geral da FeSaúde. A instituição gere os serviços do Programa Médico de Família (PMF) e da Rede de Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS). Durante a pandemia, ela coordenou, junto com a equipe da FeSaúde, os serviços de drive thru de vacinação e testagem contra a Covid-19.
COMPARTILHE