Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Peça baseada no livro “Sapiens” chega ao Teatro da UFF e marca a volta de Vera Holtz aos palcos

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Sucesso mundial, monólogo estreia em Niterói com apenas três apresentações, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro
Vera Holtz
A atriz Vera Holtz encena a peça após três anos longe dos palcos. Foto: Divulgação

Baseado no livro “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari,  a peça “Ficções” marca a volta de Vera Holtz aos palcos, depois de três anos. O espetáculo estreia no Teatro da UFF com apenas três apresentações, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, às 20h. A obra conta com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima, o espetáculo é escrito e dirigido por Rodrigo Portella.

Leia mais: Obra interdita parcialmente a Rua Miguel de Frias, em Icaraí

Em cena, Vera Holtz se desdobra em personagens do livro e em outras criadas por Portella: canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca, instiga a plateia, e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco.

Em certos momentos, encarna a narradora; em outros, é a própria atriz falando.

– Gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia – destaca Vera. – O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada.

A estrutura narrativa foi outro ponto determinante no propósito do espetáculo: “Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, Vera e Federico brincam com tudo, com os cenários, tem uma coisa meio in progress”, descreve o dramaturgo e diretor.

O livro

Lançado em 2020 e traduzido para quase cinquenta idiomas, “Sapiens” apresenta uma visão ampla e crítica da nossa jornada, em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo –  da Idade da Pedra ao Vale do Silício. O autor se vale de uma abordagem multidisciplinar que preenche as lacunas entre história, biologia, filosofia e economia. Com uma perspectiva macro e micro, analisa não apenas os grandes acontecimentos, mas também as mudanças mais sutis notadas pelos indivíduos.

Serviço:

Temporada: dias 15, 16 e 17 de dezembro
Horários: quinta, sexta e sábado, às 20h
Local: Teatro da UFF: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da UFF ou pelo Guichê Web, clicando aqui.

Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80 min

Ficha técnica

FICÇÕES, com Vera Holtz
Músico em cena: Federico Puppi
Escrito e dirigido por Rodrigo Portella
Idealizado por Felipe Heráclito Lima

COMPARTILHE