Niterói por niterói

Publicado

Parque da Cidade de Niterói terá atividades abertas ao público neste domingo

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Ação faz parte do projeto “Um dia no Parque”, cujo objetivo é incentivar as pessoas a se reconectarem com a natureza ao visitar parques e unidades de conservação em suas cidades
parque_7969 - Cópia
Projeto se define como a maior celebração pelas áreas protegidas do Brasil. Foto: Berg Silva

De volta ao lar. Esse é o tema deste ano do “Um Dia no Parque”, projeto de abrangência nacional que tem como objetivo incentivar as pessoas a se reconectarem com a natureza ao visitar parques e unidades de conservação em suas cidades. Pela terceira vez, Niterói irá participar do projeto com duas atividades que serão realizadas no próximo domingo (24), no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). Atualmente a cidade conta com 10 unidades de conservação municipais, sendo cinco na categoria de proteção integral.

Leia mais: Niterói Livros lança primeira antologia pensada para o formato digital com autores da cidade

O projeto se define como a maior celebração pelas áreas protegidas do Brasil. No Parnit, o Um Dia no Parque será comemorado com uma Oficina de Sinalização de Trilhas, às 8h, na trilha do Bosque dos Eucaliptos, seguindo a metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. O ponto de encontro é na sede do Parnit (Parque da Cidade). Logo após a oficina, haverá plantio de espécies ameaçadas de extinção, como palmeira-juçara, cedro-rosa, garapa e pau-brasil. As duas atividades são abertas ao público.

Sobre o projeto

O projeto foi criado em 2018 pela Coalizão Pró UCs como uma ação de mobilização e engajamento, que visa o fortalecimento das mais de 2 mil unidades de conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas.

O objetivo, ao estimular as pessoas a visitarem essas áreas, é apresentar as possibilidades de atividades que elas oferecem, conscientizar a sociedade sobre a existência e a importância das UCs para a proteção e preservação da biodiversidade dos biomas brasileiros, além de criar um sentimento de pertencimento e estima da população do Brasil em relação a essas áreas.

Além do Parnit, os Parques Naturais Municipais da Água Escondida e Floresta do Baldeador, criados em 2020 e 2021 respectivamente, também participarão da ação. Serão divulgados no Instagram da Secretaria de Meio Ambiente (@meioambiente.niteroi) vídeos com a atuação dos voluntários no manejo e na sinalização de trilhas nessas unidades.

COMPARTILHE