COMPARTILHE
Entre as diversas carências, cita a falta de colchonetes para as crianças poderem dormir, ar condicionados e ventiladores com defeito aguardando a manutenção, já solicitado diversas vezes pela direção, o único liquidificador encontra-se com defeito, impossibilitando o preparo de vitaminas e outros alimentos que necessitam de trituração, oferecendo apenas leite e algum acompanhamento no café da manhã.
Não se trata de um caso isolado. Muitas das escolas da rede municipal de ensino de Niterói estão com problemas estruturais, deixando pais e alunos preocupados. Uma carta aberta escrita por professores e funcionários da UMEI Professor Iguatemi Coquinot de Alcantara Nunes, localizada no morro dos Marítimos, no Barreto, denuncia a falta de manutenção das escolas, infiltrações em paredes, registros de banheiros e vasos sanitários, falta de acessibilidade para alunos com deficiência, entre outros.
– As despesas em relação a tal empreendimento foram custeadas pelos próprios professores e funcionários, sem ajuda da Fundação Municipal de Educação (FME). Celulares e computadores foram desgastados sem retorno, e nas supostas “iniciativas” de retorno com o subsídio para aquisição de novos equipamentos, a Educação Infantil não foi considerada. Sabemos que não foi o ideal, mas praticamente todo o trabalho aconteceu graças ao esforço da equipe da UMEI para oferecer o melhor para a comunidade escolar – afirmam pais e professores na carta aberta.
O A Seguir entrou em contato com a Prefeitura de Niterói para perguntar sobre a previsão de reparos e de questões mais urgentes apontadas na carta aberta de funcionários e em comentários de pais de alunos da rede de ensino municipal. A Fundação Municipal de Educação de Niterói informou que já enviou uma equipe de manutenção e já efetuou os reparos necessários na UMEI Prof. Maria José Mansur Barbosa.
Em nota, a pasta afirma que ainda enviará uma equipe para averiguar as questões apontadas na UMEI Prof. Iguatemi Coquinot de Alcântara Nunes. A FME aponta ainda que as unidades da rede estão passando por manutenção nos equipamentos de ar condicionado e ventilador seguindo cronograma acordado entre o Departamento de Obras, a empresa contratada e as unidades.
Ressalta, ainda, que a UMEI Prof. Iguatemi Coquinot é 100% climatizada e conta com elevador para crianças e profissionais com deficiência. Sobre a falta de professores, a FME afirma que a carência está sendo resolvida com a mobilização de profissionais da própria rede enquanto um novo concurso é discutido com a área de planejamento.
COMPARTILHE