Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Orquestra da Grota se apresenta no Horto do Fonseca neste sábado, 18

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Apresentação do grupo tem entrada franca e faz parte da programação do Natal da Esperança; repertório vai do MPB ao erudito, além de canções natalinas
Orquestra_da_Grota_Pq_das_Ruinas_Credito_Luiza_Mesquita
Orquestra da Grota faz apresentação gratuita neste sábado no Horto do Fonseca. Foto: Luiza Mesquita

A Orquestra da Grota é a atração deste sábado (18) no Horto do Fonseca. A apresentação do grupo, marcada para as 19h30m, terá entrada franca e faz parte da programação do Natal da Esperança, ação de Fim de Ano realizada pela Prefeitura.

No concerto, com regência do maestro Katunga Vidal, os músicos da Grota apresentarão um repertório eclético, com estilos que vão da MPB ao erudito, passando por canções natalinas. No repertório, Djavan, Sivuca, Zé Keti, Copland e Corelli, além do Concerto para Violão e Orquestra de Ré Maior, de Vivaldi, com o solista convidado Bernardo Jannuzi.

Leia mais: Anvisa aprova uso de vacina da Pfizer contra Covid para crianças a partir de 5 anos

Além do concerto deste sábado, a Orquestra da Grota se apresenta no domingo e na segunda-feira sob a regência de João Carlos Martins, um dos mais importantes maestros brasileiros em atividade. As apresentações acontecem, respectivamente, no Campo de São Bento, às 19h30; e no Theatro Municipal de Niterói, às 19h, ambas com entrada franca. No Municipal, o público deve trocar dois ingressos por 1kg de alimento não perecível, além de apresentar o comprovante de vacinação completo.

– Estamos com uma agenda bastante movimentada neste fim de ano e muito felizes em encerrarmos a temporada 2021 nos apresentando com a presença do público, sempre seguindo as medidas sanitárias, para que tanto os músicos, quanto a plateia, estejam seguros – afirma o maestro Katunga Vidal.

Formatura

Outra atividade do Espaço Cultural da Grota (ECG), projeto social que abriga a Orquestra, é a cerimônia de formatura de 20 jovens que concluíram o Curso de Formação em Música do ECG. Aberto ao público, o evento acontece na manhã deste sábado, às 10h, na Quadra Diogo Costa Xavier de Brito, na Comunidade da Grota. Na ocasião, haverá apresentações de orquestras formadas por alunos do projeto e a exibição de um Auto de Natal.

– Estamos muito felizes em formarmos mais um grupo de jovens que, a partir de agora, poderão exercer suas atividades profissionais por meio da música e seguir em frente, construindo uma carreira e, quem sabe, buscando uma formação universitária, como muitos outros já fizeram – afirma Lenora Mendes, fundadora do projeto, ao lado do também músico e coordenador do projeto, Márcio Selles.

Leia também: Feiras de artesanato já funcionam com horários especiais no mês de dezembro

Sobre o ECG

O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 26 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 17 polos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos oriundos de comunidades carentes.

COMPARTILHE