Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

O “Caminho do Sentir” desembarca no pátio do MAC com experiências sutis para todas as idades

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

As atividades, oferecidas de forma gratuita no pátio do MAC, vão de meditação à dança circular e possuem relação com as 7 cores do projeto
o fantástico mundo
Ocupação no pátio do MAC teve início na última quarta, 12 de outubro. Foto: Divulgação

Todo mundo carrega uma criança interior. Esse é o mote da ocupação artística “O Caminho do Sentir”, criada e idealizada pelas publicitárias Val Martins, responsável pelo Fantástico Mundo do Circo, que promove aulas de tecido acrobático, e Mari Hosannah, da agência Aflora. As  atividades, oferecidas de forma gratuita no pátio do MAC, vão de meditação à dança circular e são voltadas para todas as faixas etárias.

Leia mais: Teatro GayLussac retorna temporada de espetáculos infantis em Niterói

O “Caminho do Sentir” deu início ao circuito – que passará ainda por dois espaços culturais consagrados da cidade –  no sábado passado, 8 de outubro, com a exposição sensorial “Por trás da ponte”, no interior do museu. A mostra, narrada por sete fotos, com sete alunos de perfis diferentes, sete músicas, sete mensagens e sete cores, marca um circuito sensorial. A exposição exibe posturas e figuras que não são extremamente acrobáticas e difíceis. O objetivo é reforçar a perspectiva de que o tecido acrobático é uma prática democrática.

Já na quarta-feira (12) foi realizada a primeira experiência na área externa do museu, permeada pela paleta de cores composta por sete tons que carregam metáforas e significados. O evento teve início às 9h e inaugurou uma série de experiências sensoriais que ocorrerão no museu nas próximas semanas. A ideia do encontro é sentir a arte do coletivo. A próxima atividade será realizada no dia 16 de outubro e a cor escolhida foi o laranja.

– Estamos muito felizes de ter feito essa primeira experiência: todo mundo tem uma criança no peito e nossa intenção nesse encontro foi encontrá-la em forma de meditação e dança circular – conta Val Martins, responsável pelo Fantástico Mundo do Circo, que promove aulas na praia da Boa Viagem.

Mari Hosannah, sua parceira de projeto, completa:

– Foi uma experiência para crianças de todas as idades, o dia começou chuvoso, e mesmo assim, a galera animou e compareceu, foi lindo!

 

Andrea Lima de Pinho, aluna do Fantástico Mundo do Circo, diz que valeu a pena todo o esforço de acordar cedo em um feriado e reforça a importância de se colocar de corpo e alma a novas experiências:

– Na correria de todo dia esquecemos de nos observar e participar do Aflora foi experimentar a leveza que se apresenta quando nos permitimos apenas sentir. Adorei e planejo repetir a dose novamente!

Confira abaixo a agenda de atividades:

(LARANJA)
Uma experiência para sentirmos a arte do coletivo
Pátio do Mac – 16/10 às 9h

(AMARELO)
Uma experiência para saudarmos o brilho interior da Lua Nova
Pátio do Mac – 26/10 às 20h

(VERDE)
Uma experiência para acolhermos as emoções do nosso florescer
Pátio do Mac – 1/11 às 20h

(AZUL CLARO)
Uma experiência de expansão e clareza interior
Pátio do Mac – 6/11 às 9h

(AZUL ESCURO)
Uma experiência de intuição e imaginação interior
Pátio do Mac – 13/11 às 9h

O projeto

O Fantástico Mundo do Circo, de Val Martins, publicitária de formação, agora se junta à agência Aflora, de Mari Hosannah, que cria conceito e experiências sutis para marcas, para a ocupação artística de três espaços culturais de relevância para a cidade. A viagem começou no sábado, 8 de outubro, e convida quem tem o desejo de percorrer caminhos de experimentação a uma jornada sensorial inspiradora.

“O caminho do sentir” inclui a exposição sensorial “Por trás da ponte”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC); a Ocupação Aflora, no Reserva Cultural, que terá sete rodas de conversa; e o espetáculo “Voar pra dentro de si”, no Theatro Municipal. As idealizadoras do projeto contam que se conheceram na busca por experimentar novas vivências e sensações.

COMPARTILHE