Niterói por niterói

Publicado

Novidade no trânsito: Niterói cria faixa de retenção exclusiva para motos

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Alameda São Boaventura, no Fonseca, será a primeira a ter áreas para motos nos sinais; serão 24 áreas de espera no total
faixa moto
Alameda terá faixa de retenção exclusiva para motos; faixa será implementada na madrugada desta quarta-feira (8). Foto: Divulgação/ Nitrans

A Prefeitura de Niterói vai implementar uma faixa de retenção exclusiva para motos na Alameda São Boaventura, no Fonseca, na zona Norte da cidade, a partir da madrugada desta quarta-feira (8). Ao todo, serão implantadas 24 áreas de espera. A via será a primeira a receber as faixas de retenção na cidade.

Leia mais: Matrícula escolar na Rede Municipal começa, na próxima segunda (13)

A medida incorpora a nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril de 2021, e incluiu, ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a definição de uma sinalização destinada exclusivamente para motocicletas, motonetas e ciclomotores. A área de espera compreende o espaço delimitado entre duas linhas de retenção, contendo de 2,5 a 3 metros, posicionado entre a faixa de pedestre e os veículos que estão parados no semáforo vermelho.
Leia também: Idosa morta em assalto a ônibus deixou 14 cães e amigos mobilizam internet por adoção
O objetivo do projeto é trazer mais segurança para os motociclistas, minimizando o conflito com outros veículos no momento da partida no semáforo verde. Além disso, a área de espera possibilita maior visibilidade às motos que estão próximas a travessia de pedestre, reduzindo a incidência de acidentes envolvendo motociclistas e pedestres.

COMPARTILHE