Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói vacina crianças de 5 anos nesta segunda-feira (31)

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Crianças que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 poderão ser imunizadas de terça (01/02) a sexta-feira (04/02)
vacinação criança 5 anos
Niterói vacina crianças de 5 anos a partir desta segunda (31). Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Por causa da proximidade da volta às aulas, a Prefeitura de Niterói acelerou a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. O município pretende concluir o calendário de imunização deste grupo já nesta nesta segunda-feira (31), quando serão vacinadas as crianças de 5 anos. De terça-feira a sexta, a Prefeitura manterá a repescagem para crianças que ainda não se vacinaram contra a Covid.

Leia mais: Pfizer antecipa entrega de mais doses da vacina contra Covid para crianças

A vacinação tem sido feita incluindo uma idade por dia, por ordem decrescente. Na última terça-feira (25), foram vacinadas as crianças de 9 anos ou mais. Na quarta (26), de 8.  Na quinta (27), de 7, e na sexta, de 6.

Para receber o imunizante, as crianças precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina. Além disso, é necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável legal, que deverá apresentar a carteira de vacinação do menor.

Vacina para crianças só em três postos de Niterói

A vacinação deste grupo é realizada em três postos de saúde da cidade: na Policlínica Sérgio Arouca (Vital Brazil), na Policlínica Regional de Itaipu e na Policlínica Regional Dr. Renato Silva (Engenhoca). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Em 16 de dezembro de 2021, foi aprovado pela Anvisa a administração da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Esse é o único imunobiológico autorizado no Brasil para vacinação de pessoas a partir de 12 anos. Mais de 39 países vacinam crianças contra a Covid-19 e, só nos EUA, mais de 5 milhões de crianças já foram vacinadas. Além disso, a OPAS/OMS já ratificou a importância do Brasil iniciar o quanto antes a vacinação das crianças a partir de 5 anos.

Leia também: Criança de 2 anos morre por complicações da Covid em Niterói

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. De acordo com a Fiocruz, a vacinação de crianças reduz formas graves e óbitos pela doença nessa faixa etária, além de colaborar com a redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.

Confira o calendário da vacinação das crianças abaixo:

31/01 – 5 anos

Repescagem: de 01/02 à 04/02 (terça à sexta)

Locais de vacinação:

– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Documentação:

Carteira de vacinação da criança

Identidade ou certidão de nascimento

CPF ou cartão SUS

Comprovante de residência do representante legal

Laudo médico indicando condição clínica (comorbidades e deficiência permanente)

COMPARTILHE