COMPARTILHE
Niterói terá novas pistas exclusivas para os ciclistas.
De acordo com anúncio da Prefeitura, as novas ciclovias ficarão localizadas no Gragoatá, Ingá, Icaraí e em São Francisco, o que corresponde, no total, a um acréscimo de 2,75 quilômetros à malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 quilômetros.
As novas rotas tem como objetivo facilitar o acesso e a mobilidade em toda a cidade.
Conforme já anunciado pelo A Seguir, Niterói passará a oferecer, a partir de março, um serviço de bicicletas compartilhadas, o Nitbike. O nome do projeto foi escolhido a partir de uma consulta pública realizada pela plataforma Colab.
Leia mais: Poços de petróleo renderam R$ 1 bi de royalties para Niterói
A prefeitura oferecerá viagens gratuitas de até uma hora. Excedendo esse tempo, será aplicada uma multa proporcional.
Além disso, há planos de integração com empresas locais, permitindo a instalação de estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais.
Niterói também terá o sistema Contabike para coletar dados sobre o uso de bicicletas na cidade. A Coordenadoria Niterói de Bicicleta iniciou no mês passado a instalação.
O sistema de monitoramento automático de ciclistas é composto por 11 contadores automáticos, posicionados em locais como:
Para esta primeira fase, estão previstas 50 estações, 46 para adultos e quatro para crianças. No total, serão 600 bikes oferecidas de forma gratuita na cidade.
COMPARTILHE