2 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá Natal com empregos e expectativa de consumo em alta

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Aumento de vagas formais e trabalho temporário de até 180 dias fazem comércio rever suas projeções para o fim do ano na cidade
Natal no comércio de Niterói
CDL aumentou de 4,5% para 10% a expectativa de vendas de fim de ano na cidade. Foto: Arquivo A Seguir Niterói

Com novas vagas de empregos formais e o reforço de vagas temporárias, o setor do comércio em Niterói começa o mês de dezembro otimista. Tanto, que as previsões, que já eram boas, foram revistas e, agora, se estendem até o início do próximo ano.

Leia mais: Niterói à beira mar. Obra recupera paisagem do Centro da cidade

Emprego formal

Em outubro, Niterói registrou novas 629 vagas. O saldo é resultado de 6,164 admissões e 5.535 desligamentos no mês e fortalece o estoque de empregos formais na cidade que totaliza 173.764, um aumento de 0,36% em relação ao mês passado.

Os dados são do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Com esse resultado, o município foi o terceiro que mais gerou postos de trabalho dentre os 92 do estado. Na liderança do ranking está o Rio de Janeiro (7.266 novos postos de trabalho), seguido por São Gonçalo (681). O quarto lugar ficou para Duque de Caxias (544), com Piraí (504) em quinto.

Em Niterói, o setor de Serviços foi o que mais abriu vagas (320), repetindo o que aconteceu em setembro. Também é o setor que mais emprega, na cidade, com um total de 111.560 trabalhadores.

Não por acaso, foi o setor que mais abriu empresas em Niterói, no último trimestre. Estão em alta serviços de escritório, de saúde e apoio administrativo.

Trabalho temporário

Também como aconteceu em setembro, o Comércio, em Niterói, se manteve em outubro, no segundo lugar em criação de vagas com 215 novos postos formais de trabalho, sendo também o segundo maior empregador, na cidade, com 33.687 vagas com carteira assinada ocupadas.

O setor, porém, prevê receber um “reforço” de cerca de 5 mil vagas temporárias. A novidade é a expectativa de que esse trabalho ultrapasse as festas de fim de ano. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Niterói, os contratos temporários, iniciados em outubro, estão sendo feitos com prazo de até 180 dias.

O primeiro estímulo para o setor manter o otimismo foi dado com as vendas do Dia das Crianças, em outubro, e foi mantido em alta com as promoções do Black Friday, em novembro. Assim, a expectativa de aumento de vendas de Natal, inicialmente, estimada em 4,5% foi refeita pela CDL que, agora, crava 10%.

Normalmente, o período natalino já representa aproximadamente 40% do faturamento anual do comércio de Niterói.

Perfil das vagas

Do total de vagas formais criadas em Niterói, em outubro, 41,9% foram ocupadas por mulheres (443). Já 89,9% delas ficaram para pessoas entre 18 e 24 anos (566). Das 629 novas vagas, 65,9% foram destinadas a quem tinha o Ensino Médio completo.

Dos 30 aos 65 anos ou mais, as vagas diminuíram. Ao todo, 131 postos de trabalho “sumiram” para pessoas nessa faixa etária.

Em termos de escolaridade, 80 vagas ocupadas por quem tinha apenas o Fundamental completo foram cortadas. Do total de postos formais criados, apenas 13,6% ficaram para pessoas com nível Superior completo.

COMPARTILHE