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A Prefeitura de Niterói comprou 46 veículos elétricos. Em seu blog, o prefeito Axel Grael informou que o município, através da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), recém concluiu o processo licitatório para a aquisição. Não foi, porém, mencionada uma data para a chegada da frota, na cidade.
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Os carros vão substituir os que estão atualmente em uso pelos órgãos municipais. Em março de 2022, ao falar sobre os planos para a aquisição dos veículos elétricos, Grael informou que a meta era ter 150 carros elétricos até 2024. Para isso, seria feito um investimento de R$ 45 milhões na compra desses veículos e na infraestrutura para carregá-los com energia produzida em prédios públicos.
Um desses prédios será a sede da Seconser, na Ponta d’Areia. A secretaria de Ordem Pública, no Barreto, também terá um telhado com placas fotovoltaicas para o mesmo fim. A meta é chegar a 800 placas instaladas até 2024. No seu blog, Grael informou também que estes primeiros veículos serão utilizados, principalmente, pela SECONSER.
“A Prefeitura dará continuidade à transição da sua frota para veículos de baixa emissão, substituindo gradativamente os veículos de serviço por elétricos. Além disso, temos determinado aos prestadores de serviço que também priorizem veículos elétricos”, escreveu o prefeito em seu blog pessoal informando que a aquisição dos veículos faz parte das ações previstas no eixo Resiliência e Clima, do Plano Niterói 450 Anos, “que prevê o maior investimento de uma cidade na agenda da sustentabilidade e clima no país”: R$ 698 milhões até o final de 2024.
Em março do ano passado, Grael e a secretária de Conservação, Dayse Monassa, testaram um carro elétrico e, na época, informaram que o veículo tinha sido aprovado. O carro testado foi um iCar, da CAOA Chery, que é um compacto urbano 100% elétrico, com autonomia de cerca de 300 quilômetros e precisa de seis horas para carregar ligando na tomada normal.
O prefeito e a secretária fizeram um trajeto com o veículo do prédio do Novo Mercado Municipal, na Zona Norte, até o Parque Orla Piratininga, na Região Oceânica.
No blog, Grael ainda informou que a Prefeitura está testando alternativas de ônibus elétricos disponíveis no mercado brasileiro visando a transição também no transporte coletivo público de Niterói.
Segundo ele, além da vantagem ambiental e climática, o ônibus elétrico tem “muitas vantagens operacionais se comparados com os equipamentos tradicionais a Diesel e poderá permitir a redução da tarifa”.
“Recentemente, incluímos o projeto dos ônibus elétricos de Niterói no edital do PAC, do governo federal. Estamos aguardando o resultado”, afirmou Grael.
Em setembro de 2021, a Prefeitura informou que pretendia adquirir, inicialmente, 40 veículos elétricos, que correspondem a 5% da frota. Tradicionalmente, o setor de transporte é integralmente controlado pela iniciativa privada, cabendo ao Poder Público apenas a fiscalização.
Naquela época, começou a circular pela cidade um modelo Caio Millenium, cedido pela empresa, para avaliação. O veículo tem autonomia para 250 quilômetros, com até 4 horas para recarga das baterias, possui ar-condicionado, carregadores de celular e piso baixo. A capacidade é de 80 passageiros, sendo 26 sentados e 54 em pé. Veículos do tipo do modelo testado têm vida útil de 16 anos, com uma troca de baterias prevista para quando chegar aos 8 anos de operação.
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