Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem exposição gratuita em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Referências Abstratas”, do artista plástico italiano Renzo Eusebi, está em cartaz no Espaço Correios, no Centro; Mostra aborda estilo construtivista, de formas geométricas, esmaltes em tábuas de madeira mista
Mostra do artista plástico italiano Renzo Eusebi
Mostra “Referências Abstratas” pode ser vista no Espaço Correios de segunda a sábado. Foto: Divulgação

Niterói começa, aos poucos, a comemorar o aniversário de um dos movimentos artísticos mais importante do país. Agora é a vez do Espaço Cultural Correios, no Centro de Niterói, que entra na rota das homenagens à Semana de Arte Moderna, com a exposição itinerante gratuita “Referências Abstratas”, do artista plástico italiano Renzo Eusebi.

A curadoria é da Tartaglia Arte, formada por Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, e tem o texto crítico do historiador de arte Giorgio Di Genova.

Leia mais: Programação do fim de semana em Niterói tem exposições e maratona de filmes do Oscar

A mostra dialoga com a Semana de 1922 porque traz modernas tendências das artes plásticas, com formas que chocaram os apreciadores de uma arte mais comportada. Trata-se de um novo momento de vanguarda que se iniciava e que influenciou diversos artistas ao longo do século, em todas as artes.

As obras de Renzo Eusebi são de estilo construtivista, de formas geométricas, esmaltes em tábuas de madeira mista. São pinturas em madeira, chamadas de ‘Opera’ e algumas esculturas, chamadas ‘Pittuscultura’.

Obras de 95 artistas em homenagem à Semana de Arte Moderna

O Espaço Correios também exibe a exposição “Pan Techné – Homenagem à Semana da Arte de 1922”, que conta com obras de 95 artistas. O nome da exposição enfatiza as diferentes técnicas dos trabalhos apresentados como pintura, cerâmica, escultura, instalação e fotografias. Com curadoria de Oscar D’Ambrosio e Eliana Tsuru, foi idealizada para comemorar os 100 anos do movimento que foi um marco no cenário artístico brasileiro, envolvendo obras nos mais diferentes suportes, com ecos até os dias de hoje.

Sobre o artista:

Renzo Eusebi nasceu em Patrignone di Montalto Marche (A.P.) em 18 de abril de 1946. Dos anos 70, até o momento, exibiu seus trabalhos em mais de 160 exposições individuais e coletivas. Seus itinerários artísticos variam das mais importantes cidades italianas às europeias e americanas. As feiras internacionais de arte contemporânea moderna vão desde Basileia, nos anos 80, passando por Nova York, Chicago, Los Angeles, São Francisco, Filadélfia, Atlanta, Dallas, Gant, Pádua, Verona e, finalmente, a Art Fair Hangzhou (China).

Leia também: Livraria da Travessa de Icaraí entra no clima do centenário da Semana de Arte Moderna

A exposição pode ser visitada até 12 de março de 2022, de segunda a sexta, das 11h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h, no 2° andar.

O Espaço Cultural Correios Niterói fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481, no Centro de Niterói.

COMPARTILHE