Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem aumento de 50% de pacientes internados com Covid em uma semana

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade possui 46 pacientes internados em UTIs por complicações da Covid. Novas sublinhagens da Ômicron fazem casos explodir
Ocupação hospitalar segue estável em Niterói. Divulgação:SMS
Ocupação hospitalar coloca Niterói em estágio de atenção. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Passou de 100 o número de pacientes internados por complicações da Covid em Niterói. O boletim mais atualizado da Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casas de Saúde de Niterói (Sindhleste), divulgado nesta terça-feira (28), mostra que a cidade volta ao estágio de atenção com o crescente aumento da ocupação hospitalar em decorrência do coronavírus. A internação de quartos da rede hospitalar privada é ocupada por 51 adultos e 1 criança. Já em leitos de UTI há, no momento, 40 pacientes internados, além de 4 crianças.

Leia mais: Gasolina pode passar de R$ 8 o litro em postos de Niterói, após reajuste anunciado pela Petrobras

Na semana passada, a cidade possuía 34 pacientes internados com Covid em quartos e 30 em UTIs e nenhuma criança internada devido à doença. O aumento foi de 52,9% e 46,6%, respectivamente. Já na rede de hospitais públicos, há 13 pacientes internados em leitos clínicos e 2 em UTIs, o que significa uma ocupação de 17,8% de leitos clínicos e 3,3% de UTIs. Os números podem não ser mais os mesmos, já que o último boletim epidemiológico, disponível no portal SiGeo, foi atualizado apenas na última quinta-feira, dia 23 de junho.

Casos disparam

As novas sublinhagens da Ômicron fizeram os novos casos dispararem em Niterói e em todo o estado do Rio. De acordo com os dados da Secretaria de estado de Saúde, em apenas uma semana houve um aumento de 75%. Um estudo feito pela Rede Genômica Fiocruz, divulgado na sexta-feira (24), mostra que a variante ômicron do coronavírus continua dominante, mas a linhagem BA.1 foi substituída pela BA.2. As linhagens da Ômicron são identificadas por um código iniciado pela sigla BA. Atualmente há mais de 100 linhagens BA no mundo.

Dose de reforço deve ser expandida

Especialistas reforçam para a importância das doses de reforço para a redução dos quadros graves da Covid. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que a população do Rio de Janeiro não aderiu em massa à dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Entre as pessoas com 50 anos ou mais, apenas 47% tomaram a segunda dose de reforço. O primeiro reforço atingiu 70,3% dos adultos, a partir dos 18 anos, sendo mais predominante conforme a idade aumenta.

No Rio de Janeiro, a faixa que mais aderiu à segunda dose de reforço foi a que tem de 70 a 74 anos, com 63% de vacinados com as quatro doses. O primeiro reforço chegou a 94%. Na faixa de 65 a 69 anos o segundo reforço está em 58% e o primeiro em 96%.

COMPARTILHE