Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói suspende segunda dose de AstraZeneca neste sábado

COMPARTILHE

Ministério da Saúde não distribuiu imunizante a tempo, aplicações podem ser retomadas na semana que vem
Vacinas da AstraZeneca. Foto- Agência Brasil
Vacinas da AstraZeneca. Foto: Agência Brasil

A Prefeitura de Niterói suspendeu a aplicação de segunda dose da vacina AstraZeneca neste sábado. O motivo é o atraso na distribuição de imunizantes pelo Ministério da Saúde, que fez os estoques zerarem antes da chegada de novos carregamentos. Uma nova entrega está prevista para este fim de semana.

A Secretaria Estadual de Saúde informou na noite desta sexta-feira, que entregará neste sábado 725.630 doses de vacinas, entre elas AstraZeneca para segunda dose. Niterói deve fazer a retirada nas primeiras horas da manhã, mas as remessas ainda precisam passar por triagem e catalogação, o que demanda tempo. A vacinação com segunda dose do imunizante produzido pela Fiocruz só deve ser retomada no começo da semana.

De acordo com a SES, serão distribuídas aos 92 municípios do estado 308.880 doses da Pfizer para primeira aplicação; 183.750 doses de Coronavac para primeira e segunda etapa do esquema vacinal; e 233 mil doses de Oxford/AstraZeneca para segunda aplicação.

Secretário reclama de atraso

O Secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, criticou a demora do Ministério da Saúde na entrega de 6,9 milhões de doses de vacinas aos estados e municípios. Em publicação numa rede social, nesta sexta-feira, Oliveira classificou a situação como “inaceitável”.

Rodrigo Oliveira, que também preside o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio (Cosems), lembrou na publicação que o estado é hoje o epicentro da variante Delta, o que torna o atraso na distribuição de vacinas ainda mais grave.

COMPARTILHE