Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mercado Municipal de Niterói celebra a identidade negra em exposição de fotos

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra inaugura nesta sexta-feira (26) na praça central do Mercado e fala sobre inclusão e diversidade
exposição raizes da beleza
Mostra “Raízes da Beleza” fica em cartaz até final de maio. Foto: Divulgação

A exposição fotográfica “Raízes da Beleza” chega ao Mercado Municipal de Niterói a partir desta sexta-feira (26), às 18h. Durante todo mês de maio, quem passar pela praça central do Mercado irá conhecer a história de quatro mulheres que falarão de suas superações, conquistas, belezas e a diversidade de tons de pele e cabelo. O ensaio fotográfico tem como objetivo reconhecer e celebrar a identidade negra.

Leia mais: O “chocar dos ninhos”: cartunista de Niterói lança livro em que retrata pássaros em aquarela

A exposição revela a jornada da mulher negra, com um olhar atento sobre a transformação da autoaceitação como ferramenta contra o preconceito. E destaca a importância de discutir a diversidade e a falta de valorização da estética negra na sociedade, ressaltando as interseções do racismo e do sexismo que afetam as mulheres negras.

Além disso, explora a relação entre a estética negra e o empoderamento, considerando os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas por essas mulheres. A transição capilar e seu impacto na autoestima são algumas das questões retratadas na mostra.

– É um ensaio fotográfico emocionante, onde mergulhamos na profundidade da identidade e da autoestima de quatro belas mulheres. Que esse projeto possa transmitir essa mensagem poderosa de empoderamento e aceitação das nossas raízes e identidade – explicou a idealizadora do projeto, Joyce Caetano.

Foto: Divulgação

De acordo com a idealizadora do projeto, expor no Mercado Municipal é uma honra e um passo significativo.

– É emocionante pensar que muitas pessoas terão acesso a esse lindo projeto, onde todos irão mergulhar na identidade e autoestima da mulher preta, celebrando a riqueza da cultura afrobrasileira – completou.

Leia também: Roberto Carlos em Niterói: setores mais caros nos dois dias de apresentação esgotam

Além de Joyce Caetano, dão rosto ao projeto: Nina Silva, executiva e especialista em tecnologia e inovação, Maria Sousa maquiadora e penteadista e a assistente social aposentada Maria Alice da Cruz.

A exposição promove uma reflexão sobre a  importância da inclusão e da valorização da beleza em suas mais diversas formas.

A mostra ficará montada na praça central do Mercado Municipal de Niterói até o final de maio.

Serviço:

Local: Mercado Municipal de Niterói

Endereço: Avenida Feliciano Sodré, 488 – Centro, Niterói

Horários do Mercado Municipal de Niterói:

Floricultura, Boulevard e Mercado: 9h às 21h/ Gastronomia e Biergarten: 11h às 23h

Praça de Alimentação: 11h às 23h

Estacionamento no local

COMPARTILHE