COMPARTILHE
Nesta sexta (10), o prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu das mãos do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU), Sérgio Chaves, o selo “Cidade Amiga das Árvores”. Niterói é a segunda cidade do país a ganhar o prêmio, que foi oferecido à cidade por se destacar nos fundamentos das ações que a entidade ambiental preconiza para seus projetos de inclusão e reinclusão das árvores nas cidades. A primeira cidade a receber o selo foi Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, em 2022. A entrega aconteceu, simbolicamente, no Campo de São Bento.
Leia mais: Uma mulher chamada Esperança
Segundo Grael, o selo é um reconhecimento de um trabalho intenso que a gestão vem realizando no meio ambiente em Niterói.
– É uma honra receber esse prêmio de uma entidade ambiental como a SBAU, que vi nascer, quando eu ainda era presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Agradeço muito pelo reconhecimento do nosso trabalho. Seguiremos avançando como uma cidade cada vez mais amiga das árvores – afirmou.
O presidente da SBAU informou que a escolha de Niterói foi feita em votação do conselho de administração da instituição, que acabou de completar 30 anos e está presente nas cinco regiões do país.
Segundo a entidade, Niterói tem procurado proporcionar aos cidadãos inúmeros benefícios relacionados à estabilidade do climática, ao conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar e de vida de sua população, influenciando na saúde física e mental. Além disso, de acordo com a SBAU, Niterói tem agido na redução da poluição sonora, visual e ainda auxiliando na conservação do ambiente, considerando componentes bióticos mais importantes da cidade relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais.
O selo colocou Niterói entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. Foi um reconhecimento não apenas pela quantidade de árvores, mas também pelo planejamento, gestão e cuidado das florestas urbanas.
O município já havia recebido no ano passado o selo de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pelo programa Tree Cities of The World, administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation.
– É com muito orgulho que recebemos este selo. É fruto de um trabalho de longos anos. Temos um cuidado especial com nossas árvores. Fazemos podas e plantios diariamente. Recuperamos árvores, realizamos descupinização e aplicamos produtos para evitar pragas. Temos cuidado até na hora das supressões que só são feitas mediante laudos técnicos elaborados por especialistas. Esse prêmio é um reconhecimento”, disse a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, cuja pasta é a responsável pelo plantio das árvores.
COMPARTILHE