18 de outubro
20°C
Tempo em Niterói
20°C

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói participa com dez marcas no Mondial de là Biere

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento começa às 15h da próxima quinta-feira (10) e vai até domingo (13), no Pier Mauá, zona portuária carioca
mondial de la biere 2023
O principal festival cervejeiro do Rio colocará à disposição do público cerca de 1500 rótulos, de 120 cervejarias. Foto: reprodução

Com quatro dias, ao invés de cinco, a edição 2024 do Mondial de là Biere começa às 15h da próxima quinta-feira (10) e vai até domingo (13), no Pier Mauá, zona portuária carioca.

Leia também: De olho no Mondial de là Biere 2024: Zuid

O principal festival cervejeiro do Rio colocará à disposição do público cerca de 1500 rótulos, de 120 cervejarias. Desse total, 10 são de Niterói, que participam do evento de diferentes formas. São elas: Arkan, Belgarioca, BrewLab, Fractal, Máfia, Maldita, Malteca, Masterpiece, Matisse e Noi.

Rótulos estrangeiros também marcarão presença no festival como Delirium, ST Bernardus, Chimay, Gulden Draak, Brugse Zot, Straffe Hendrik e Pilsener Urquell.

E como nem só de bebida se vive, o evento contará com 30 operações de gastronomia com opções variadas como o já tradicional Bistrogro ou novidades como Rock Burger, Monster Truck, Ex-Touro e O Fallafel,

E como nem só de bebida e comida se vive, o festival conta com uma programação de 40 horas de música, com bandas dos mais variados ritmos, que se apresentarão  nos dois palcos do evento. Niteroienses que curtem samba, atenção: a roda de samba do Celeiro, tradicional atração no bairro da Ponta d’Areia, se apresenta na sexta-feira (11), às 18h.

Estações de hidratação e geladeiras com água mineral podem ser encontradas em todos os armazéns para que o público se sirva gratuitamente. Então, beba água.

Confira a presença das cervejarias de Niterói no Mondial:

Arkan

A marca, que tem um bar no Mercado Municipal de Niterói, participa do Mondial junto com a Kranz Bier, de Iguaba Grande (RJ). É a estreia de uma parceria que segue com a implantação do brewpub da dupla na carioca Rua da Cerveja, representada no Rio pela Mulher Puro Malte. No estande do Mondial, a marca leva 11 cervejas com estilos que vão do Pilsen ao Stout, passando por Catharina Sour de Goiaba e New England IPA.

Belgarioca

A marca vai criar uma ilha belga no Mondial. Além das suas próprias cervejas, o estande terá 13 opções de rótulos das marcas Brugse Zot e Straffe Hendrik, da clássica cervejaria De Halve Maan, com direito a garrafas safradas. Nas 8 torneiras, só de produções da Belgarioca, volta a Flanders Red, a mais vendida, na edição passada do evento.

Três novidades prometem oferecer para o público sabores complexos: a Quadrupel, a Flanders Oud Bruin (ou Flanders Brown, envelhecida em barril de carvalho) e a Quadrupel Cuvvée (com Brettanomyces). Não se acanhe se tiver dúvidas. Afinal, são estilos pouco produzidos no Brasil. Então, faça perguntas que a galera da Belgarioca vai explicar tudo direitinho para que todos tenham uma ótima experiência com cervejas belgas.

BrewLab

A marca levará uma cerveja feita em colaboração com a Malteca. Trata-se da Breakfast Stout (10% ABV) uma Imperial Stout com café, maple e bacon que estará disponível no estande da Malteca.

Malteca

A cervejaria com sede em Jurujuba tem se destacado em produções colaborativas. Várias delas estarão no Mondial como por exemplo:

Whakanui, uma New Zealand IPA com a Cathedral. É com esse rótulo que a cervejaria de Maringá (PR), seis vezes eleita a melhor cervejaria do Brasil, faz sua estreia no Rio de Janeiro, mercado que se propõe a conquistar, a partir de base montada em Niterói.

Awinita, uma Dark Lager eleita Best of Show no último Festival das Confrarias. Foi produzida em parceria com a Confraria Grajaú , da zona norte do Rio.

Maré Alta, uma New England Micro IPA com a cigana Tropi

Odissey, uma Porter com café. Trata-se da primeira colab internacional da Malteca, produzida com a Letra, de Portugal, utilizando o café especial do Cafe Couto, microtorrefação localizada em Jurujuba.

Além disso, a marca levará três lançamentos. São cervejas brettadas, que maturaram de 18 a 48 meses.

Fractal

A marca, que tem um taproom na Vila Cervejeira, terá um estande com 14 torneiras. Para o Mondial, vai levar dois lançamentos: uma Tripel e uma IPA Manga. Outras opções são IPA Cacau, Sour Goiaba, Stout Avelã e Blonde.

Máfia

A cervejaria com sede em Itaipu, que faz parte do grupo que inclui Masterpiece e Maldita, participa com um truck de quatro torneiras, que ficará estacionado ao lado do palco principal. No cardápio, Pilsen, Hoppy Lager, Witbier e American IPA.

Maldita

A marca participa do evento com as suas seis cervejas: Pilsen, Weiss, Red Ale, IPA, APA e Stout.

Nova logomarca da Masterpiece.

Masterpiece

A cervejaria com sede no Cafubá terá um estande com 12 torneiras abastecidas com seus rótulos mais premiados como, por exemplo, Van Gogh (Dark Sour), Dortmund (Adambier) e Donatello (Barley Wine), além da Brut IPA Venus. A marca, que passou por um processo de rebranding, vai aproveitar o evento para lançar sua nova identidade visual. No estande, vai vender itens como camisa, bolsa e boné com a logomarca repaginada, além de óculos da marca Fuel.

Isso porque as duas empresas criaram uma parceria. Na área externa do festival, será possível encontrar um caminhão carregando uma lata de cerveja gigante, de onde saem seis torneiras de chope. Dentro da lata, 2 mil litros de Octtopilsen, uma Premium Lager da Masterpiece. Essa ação conta também com a parceria da Ball. No Mondial, a Masterpiece também vai apresentar para o mercado o projeto de franquia do seu bar da fábrica.

Matisse

A marca, que tem um taproom na Vila Cervejeira, vai lançar no Mondial duas cervejas que têm como base Ginger Ale (bebida com gengibre, sem álcool e refrescante). Trata-se da Shandy Sour (mistura de Ginger Ale com a Saboya, que é uma Catharina Sour com Uvaia) e a Shandy Augustin (mistura de Ginger Ale com a Augustin, a Pilsen da marca). Pelas dez torneiras do estande estarão as próprias Saboya e Augustin e outros rótulos da marca como a Maruhy (American Stout), Espectros (Blonde Ale com grumixama) e Acquaforte M12 (Barrel Aged Tripel). A marca também poderá ser encontrada em duas torneiras do Beer Experience, que é o autosserviço.

Noi

A cervejaria  com sede em Itaipu terá a Itália como tema do seu estande.  Assim, para o evento, criou uma  Italian Pilsner (5% ABV, 33 IBU). Para Mondial, a marca vai levar chopes clássicos como Oro (Helles), Sicilia (Witbier) e Fiorella (American IPA) e também clássicas garrafas de Cioccolato (Imperial Stout) e Passione (Flanders Oud Bruin), além da recém-lançada Wee Heavy.

 

Serviço

Mondial de la Bière 2024
Onde: Armazéns 3, 4 e 5 – Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá.
Quando: 10, 11, 12 e 13 de outubro
Horário: 

10/10 – Quinta-feira: 15h às 00h
11/10 – Sexta-feira: 14h às 00h
12/10 – Sábado: 13h às 00h
13/10 – Domingo: 13h às 23h
Ingressos variam de R$ 80 a R$ 350.

Podem ser comprados na Fractal Brewery, na Vila Cervejeira – rua Heitor Carrilho, 250, Centro de Niterói. Ou aqui
 

COMPARTILHE