COMPARTILHE
O selo Niterói Livros abriu uma chamada pública para autores nascidos ou residentes na cidade de Niterói. Os textos, em forma de prosa ou poema, com enfoque histórico, jornalístico ou literário e tema ou ambientação na cidade de Niterói irão compor o primeiro e-book de Niterói, o “I Antologia Niterói Hoje”. A publicação será disponibilizada no aplicativo Niterói Livros, que será lançado no mês de junho. A iniciativa tem como objetivo formar uma publicação que documente parte da obra de autores contemporâneos de Niterói.
Leia mais: ‘A Fluminense ocupou um espaço que estava vazio’, diz Luiz Antonio Mello, fundador da rádio
O edital foi publicado nesta segunda-feira, 16 de maio, e os textos podem ser enviados até às 13h do dia 30 de maio para o e-mail fan.niteroilivros@gmail.com. As regras já estão disponíveis no site da Niterói Livros e alguns dos critérios utilizados para seleção serão: qualidade textual, adequação ao perfil do projeto, adequação ao tema, atenção à equidade de gênero, diversidade de raça, recorte territorial, com atenção às zonas de especial interesse e diversidade cultural.
Em setembro do ano passado, o A Seguir revelou, em primeira mão, o anúncio do novo aplicativo da Niterói Livros em conversa com a diretora do selo, Chris Fuscaldo. Em nova entrevista com a diretora, ela afirma que o projeto ganhou corpo com a criação de um acervo em um espaço único e aberto ao público, a Sala dos Selos, inaugurada em janeiro de 2022, que hoje abriga todos os títulos lançados pela editora, ao longo de 28 anos. O novo espaço possibilitou a criação de um catálogo, realizado pelo coordenador do selo, Jordão Pablo de Pão, sob a supervisão de Chris. O objetivo da chamada pública é democratizar o acesso à leitura na cidade de Niterói.
– Além desse resgate histórico muito desejado pelo então presidente Marcos Sabino, eu queria adequar a Niterói Livros aos novos tempos, abrindo um espaço que no futuro vai ser também dos autores da cidade. Marcos Sabino encampou a ideia, a levamos ao prefeito Axel Grael, que também demonstrou muito interesse, e começamos o processo exatamente um ano atrás, em maio de 2021. A ideia é abrir essa porta, que depois vamos escancarar oferecendo outras oportunidades para nossos escritores, claro, sempre propondo processos de forma democrática – destaca a diretora da Niterói Livros.
COMPARTILHE