Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói é a segunda cidade do Rio em faturamento de redes de franquias

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O ranking das 12 cidades que mais cresceram no segmento, no Estado, é liderado pelo Rio de Janeiro. Em terceiro lugar está Nova Iguaçu
Franchising
Oportunidades no segmento poderão ser conhecidas na 16ª edição da Expo Franchising. Foto: Divulgação

Niterói é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro em faturamento de redes de franquias. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio (ABF Rio) aponta que o município cresceu em faturamento 24,2% no primeiro semestre de 2023 atingindo o patamar de mais de R$364 mil e expandiu 7,43% em operações com 1242 pontos de venda.

Leia mais: Caio Martins vira Parque Urbano em nova versão do PL do Gabarito de Niterói

O ranking das 12 cidades que mais cresceram no segmento, no Estado, é liderado pelo Rio de Janeiro que, nesse segundo semestre do ano, atingiu um faturamento de R$ 2,8 milhões, o que representou um crescimento de 10,88% em relação ao ano passado. O terceiro lugar é ocupado por Nova Iguaçu, seguido por São Gonçalo, na quarta posição.

Fonte: ABF Rio

 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias, no país, movimentou R$ 50 bilhões no primeiro trimestre de 2023, com um crescimento de 17,2% no faturamento.

O estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento ainda maior do que o registrado no País, de 19,9% na receita do primeiro trimestre de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior, com mais de R$ 5 bilhões de faturamento. Em unidades, o mercado fluminense expandiu 3,9%, totalizando 17.962 operações.

– O mercado de franquias do Estado se mostra resiliente e forte e vai além da capital carioca, com muito potencial nas cidades do grande Rio como Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e cidades próximas de outros estados, como Juiz de Fora (MG) e Vitória (ES). Há um campo amplo a se desbravar com a interiorização do franchising. São regiões com dinâmicas econômicas próprias e que, em geral, são ávidas por marcas e produtos de franquias – afirmou o presidente da ABF Rio Clodoaldo Nascimento.

Oportunidades nesse segmento poderão ser conhecidas durante Expo Franchising ABF Rio, que acontecerá de 21 a 23 de setembro de 2023, no Riocentro, na Barra da Tijuca (RJ). O evento será realizado em um espaço de cerca de 3 mil m² de área, com a participação de 100 marcas expositoras de franquia.

De acordo com a ABFRio, o valor do investimento inicial de uma franquia varia de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões, nos mais variados segmentos, tais como Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia), Educação, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios.

– A franquia é um modelo empresarial com grandes vantagens para quem deseja abrir seu próprio negócio, especialmente se for o primeiro. O setor oferece um modelo de negócio, produto ou serviço testado e formatado, além de acesso a recursos e estratégias compartilhadas e uma marca reconhecida. Preparamos um grande evento com novidades para os visitantes, juntamente com os lançamentos e novidades das principais marcas de franquia do país. É uma oportunidade única de ter um contato direto com as marcas, conhecer suas condições e se aprofundar no sistema de franchising tudo em um mesmo lugar – explicou Clodoaldo Nascimento.

Serviço

Expo Franchising ABF Rio 2023

Local: Riocentro – Endereço: Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca

Data: de 21 a 23 de setembro de 2023

Horário: das 11h às 20h

Preço do Ingresso: R$ 15

COMPARTILHE