Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Motoristas de ônibus assumem lugar de ciclistas em treinamento

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Ação foi parte da campanha Maio Amarelo de conscientização sobre mortes no trânsito
IMG_0113
Motoristas pedalaram bicicletas presas no chão. Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói/Douglas Macedo

Existe um ditado popular que afirma: “Quem não aprende pelo amor, aprende pela dor”. Sem levar ao pé da letra, é possível dizer que cerca de 100 motoristas de ônibus de Niterói experimentaram um aprendizado nos moldes do ditado.

Em uma ação da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), realizada nesta quinta-feira (26), no Caminho Niemeyer, rodoviários de diversas empresas de ônibus da cidade assumiram o papel de ciclistas para participar de um treinamento. Enquanto pedalavam bicicletas presas no chão, ônibus tiravam “fininho” deles, com direito a buzinadas.

– A palavra mais adequada para essa ação é empatia. O que eu passei ali, não desejo para ciclista nenhum. Até agora estou com um frio na barriga. É muito importante nos colocarmos no lugar do ciclista para saber realmente o que eles passam nas ruas –  comentou Luiz Eduardo Guimarães, que há um ano trabalha como motorista da empresa Pendotiba, após participar da experiência. Ele é o primeiro da fila, no vídeo abaixo.

Era exatamente esse o objetivo do treinamento, como explicou a coordenadora de comunicação e educação do Niterói de Bicicleta, Helena Porto:

– Promovemos essa experiência de sentir como é estar pedalando quando um ônibus passa muito rente a uma bicicleta como forma de gerar conscientização e educação de todos para o trânsito. Um ônibus tem, em média, 14 metros. Ao passar muito perto do ciclista com a bike, provoca uma sensação de insegurança, sem falar do risco real de colidir. Também destacamos com esse exercício, questões como o ponto cego do motorista, o quanto é importante o ciclista estar bem sinalizado, além da necessidade do equipamento de proteção para quem pedala à noite.

O treinamento fez parte da campanha Maio Amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo. Antes de “enfrentar” os ônibus, no papel de ciclistas, os motoristas assistiram uma palestra sobre sobre direção defensiva.

 

Leia mais: Niterói tem faixa de pedestres em 3D para melhorar segurança no Centro

 

COMPARTILHE