COMPARTILHE
A pintura na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, chama a atenção: a faixa de pedestres parece saltar do asfalto, como um degrau, um obstáculo para o motorista. A ideia da intervenção é diminuir os altos índices de mortes em acidentes de trânsito. A nova faixa foi inaugurada nesta terça-feira (10), no cruzamento da via principal com a Avenida Visconde do Uruguai, um dos locais mais movimentados no centro comercial da cidade.
A pintura foi feita pelo artista Marcelo Melo, convidado a repintar a faixa com tinta especial asfáltica, criando o efeito de terceira dimensão. O objetivo é chamar a atenção dos motoristas para a segurança do pedestre: ao olhar para a faixa e “enxergar” o relevo, a primeira reação dos motoristas é a de reduzir a velocidade do veículo.
O projeto é uma das ações programadas para a campanha Maio Amarelo, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) — uma iniciativa mundial com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A programação de Niterói prevê, além da pintura das faixas de travessia, cursos de capacitação de motoristas, motociclistas e ciclistas e agenda educativa nas escolas.
COMPARTILHE