Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mostra em Niterói comemora Dia Nacional do Ciclista

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Exposição será aberta ao público no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento na quinta-feira (18); Objetivo é estimular o uso da bicicleta entre os estudantes
BEA_0836
Bicicletas viram obras de artes na mão dos pequenos. Foto: Bruno Eduardo Alves

Representadas em trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Iberê Camargo e Eduardo Kobra, as bicicletas viraram obras de arte, agora, pelas mãos das crianças da rede municipal de ensino de Niterói. Na próxima quinta-feira (18), véspera do Dia Nacional do Ciclista, a mostra cultural “Arte, Bicicleta e Educação”, será aberta ao público no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, dentro do Campo de São Bento, em Icaraí. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação, de Culturas e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

Leia mais: Centro cultural é nova atração em Santa Rosa

O objetivo é estimular o uso da bicicleta entre os estudantes e niteroienses e mostrar a importância de incentivar o seu uso, um transporte saudável, sustentável e econômico. De acordo com a Prefeitura, Niterói tem atualmente 60 km de ciclovias e a meta é chegar a 120 km até 2024.

– Estamos avançando na pauta da mobilidade por bicicleta em Niterói, estimulando a cultura da bike, o respeito e a educação no trânsito. Além do caráter lúdico, a mostra é uma ferramenta de estímulo à reflexão crítica sobre o transporte urbano em nossa cidade – detalhou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Mostra é uma ferramenta de estímulo à reflexão crítica. Foto: Bruno Eduardo Alves

De acordo com o secretário de Educação, Lincoln de Araújo, o exercício criativo proposto aos estudantes estimula a ideia de que o meio urbano deve ser ressignificado.

– A educação municipal de Niterói está comprometida em idealizarmos e consolidarmos a cidade que queremos: uma cidade inclusiva nos aspectos da justiça social, responsável no zelo ao meio ambiente. As bicicletas, em Niterói, simbolizam essa mobilização pela sustentabilidade – destacou.

Primeira infância

A mostra no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno faz parte da uma série de projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade voltados para a primeira infância envolvendo várias secretarias. As ações são norteadas pela Rede Urban 95, que realiza capacitações e mapeamento das ações dedicadas a crianças de 0 a 5 anos.

COMPARTILHE