Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

‘Meu programa favorito’ em Niterói. O roteiro surpreendente da fundadora do Projeto Vou de Canoa, Luiza Perin

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nova série de reportagens do A Seguir: Niterói convida moradores a dar dicas variadas de roteiros da cidade
pata do gato
A trilha da Pata do Gato, em Itacoatiara, é uma das dicas de Luiza Perin. Foto: Reprodução/Internet

Niterói é um bom programa. Quem mora aqui conhece bem as atrações que a cidade oferece. Tantas que cada niteroiense tem seu roteiro favorito. Praias, trilhas, esportes, paisagens, fortalezas. Museus, feiras, bares, restaurantes… Qual seu roteiro para um fim de semana  em Niterói? Para ampliar as opções do leitor, o A Seguir: Niterói estreia a série de reportagens “Meu programa favorito”, convidando moradores da cidade a compartilhar seus lugares preferidos. Um mosaico das atividades que a cidade oferece, que pode surpreender, ao apresentar opções que pouca gente conhece. Nada melhor para demonstrar que Niterói ainda guarda muitos segredos do que uma conversa com a bióloga, escritora e fundadora do projeto “Vou de canoa”, que marca o início dessa série, que trará dicas valiosas de quem vive a cidade. Vale anotar para conferir. Com a palavra, Luiza Perin:

  • Enseada do bananal
Anfiteatro de pedra, Enseada do bananal é o cantinho favorito de Luiza Perin em Niterói. Foto: Reprodução da Internet

É o meu lugar preferido de Niterói! A Enseada do Bananal é um anfiteatro de rochas voltadas para o mar, entre a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara. É um dos poucos pontos de Niterói onde não existe absolutamente nenhum contato visual com construções humanas: tudo o que se vê na paisagem é somente floresta e mata. E isso me encanta!

  • Pata do gato
Trilha secreta na praia de Itacoa. Foto: Reprodução/Internet

Lugar onde gosto de ir para meditar, pois está sempre vazio. Depois de chegar no alto do Costão de Itacoatiara, há uma pequena trilha na vegetação de topo que leva para a face Leste da pedra, onde o visual é espetacular. A caminhada até a Pata do Gato é uma descida íngreme até o nível do mar. Deixo um alerta: é preciso conhecer o caminho.

  • Lagoa de Itaipu
Lagoa de Itaipu é point certo de passeio para Luiza e seu filho. Foto: Reprodução/Internet

Os fins de tarde mais lindos de Niterói estão lá! É um lugar onde gosto de levar meu filho para ver de perto a natureza pulsante de um ecossistema lagunar. Ele se encanta com os caranguejos e aves marinhas. E eu também!

  • Casa da Helena
Cafeteria com ar bucólico no Ingá. Foto: Reprodução da Internet

Casa da Helena é uma cafeteria muito simpática que funciona em uma casa com ares bucólicos de antigamente na Rua Tiradentes, 128, no Ingá, bairro onde cresci. Tem um quintal para crianças brincarem e uma livraria (Ponte) no segundo andar. Minha família toda é frequentadora desse cantinho especial.

  • Taberna do Darwin
Especializado em frutos do mar, Taberna do Darwin é a dica gastronômica de Luiza Perin. Foto: Reprodução/Internet

Meu restaurante preferido da cidade! A Taberna do Darwin, apesar de estar escondida no coração verde das encostas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, é um restaurante com especialidade em frutos do mar e da melhor qualidade. O chef é apaixonado pela culinária polinésia e sempre me apresenta novidades com os melhores cevicches à moda taitiana. Prato cheio para uma remadora!

*Luiza Perin nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro. Tem quase vinte anos de experiência com canoa polinésia e 41 anos de aprendizados com a vida.

COMPARTILHE