COMPARTILHE
Niterói é um bom programa. Quem mora aqui conhece bem as atrações que a cidade oferece. Tantas que cada niteroiense tem seu roteiro favorito. Praias, trilhas, esportes, paisagens, fortalezas. Museus, feiras, bares, restaurantes… Qual seu roteiro para um fim de semana em Niterói? Para ampliar as opções do leitor, o A Seguir: Niterói estreia a série de reportagens “Meu programa favorito”, convidando moradores da cidade a compartilhar seus lugares preferidos. Um mosaico das atividades que a cidade oferece, que pode surpreender, ao apresentar opções que pouca gente conhece. Nada melhor para demonstrar que Niterói ainda guarda muitos segredos do que uma conversa com a bióloga, escritora e fundadora do projeto “Vou de canoa”, que marca o início dessa série, que trará dicas valiosas de quem vive a cidade. Vale anotar para conferir. Com a palavra, Luiza Perin:
É o meu lugar preferido de Niterói! A Enseada do Bananal é um anfiteatro de rochas voltadas para o mar, entre a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara. É um dos poucos pontos de Niterói onde não existe absolutamente nenhum contato visual com construções humanas: tudo o que se vê na paisagem é somente floresta e mata. E isso me encanta!
Lugar onde gosto de ir para meditar, pois está sempre vazio. Depois de chegar no alto do Costão de Itacoatiara, há uma pequena trilha na vegetação de topo que leva para a face Leste da pedra, onde o visual é espetacular. A caminhada até a Pata do Gato é uma descida íngreme até o nível do mar. Deixo um alerta: é preciso conhecer o caminho.
Os fins de tarde mais lindos de Niterói estão lá! É um lugar onde gosto de levar meu filho para ver de perto a natureza pulsante de um ecossistema lagunar. Ele se encanta com os caranguejos e aves marinhas. E eu também!
Casa da Helena é uma cafeteria muito simpática que funciona em uma casa com ares bucólicos de antigamente na Rua Tiradentes, 128, no Ingá, bairro onde cresci. Tem um quintal para crianças brincarem e uma livraria (Ponte) no segundo andar. Minha família toda é frequentadora desse cantinho especial.
Meu restaurante preferido da cidade! A Taberna do Darwin, apesar de estar escondida no coração verde das encostas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, é um restaurante com especialidade em frutos do mar e da melhor qualidade. O chef é apaixonado pela culinária polinésia e sempre me apresenta novidades com os melhores cevicches à moda taitiana. Prato cheio para uma remadora!
*Luiza Perin nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro. Tem quase vinte anos de experiência com canoa polinésia e 41 anos de aprendizados com a vida.
COMPARTILHE