COMPARTILHE
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, iniciou a restauração da restinga da orla marítima da cidade. Serão plantadas, ao todo, 4.722 mudas nativas da mata atlântica distribuídas ao longo dos 34 km de vegetação nas praias de Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé.
Leia mais: STJ suspende as obras do complexo Maraey em Maricá
Serão plantadas, em agrupamento de ilhas de vegetação, mudas de aroeira, guriri, juramento, papagaio, abaneiro, ipomea roxa, jacaré, rabo-de-galo, fedegoso, feijão-de-porco, pitanga, maria-mole, capororoquinha, fruto-do-café entre outras espécies. As espécies serão distribuídas de modo que não se repitam uma ao lado da outra.
A restinga está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá. De acordo com a prefeitura, a região, em sua maior parte, encontra-se descaracterizada devido ao histórico de uso de solo e ocupação por espécies exóticas/invasoras e ornamentais. A Secretaria de Cidade Sustentável informou que as ações de restauração e conservação da vegetação são de “extrema importância para a manutenção do ecossistema da restinga”.
Leia tembém: Com Lula, Niterói dá início às obras de dragagem do canal de São Lourenço
– O início deste projeto é um marco para o nosso município e possui extrema relevância para o meio ambiente. A Secretaria da Cidade Sustentável promoverá a implantação de 49 Ilhas de vegetação de restinga ao longo da nossa orla, promovendo assim a restauração ambiental adequada e protegendo nossas espécies endêmicas – informou a secretária de Cidade Sustentável, Andressa Bittencourt.
COMPARTILHE