Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

MAC Niterói recebe exposição ‘O que o olhar evoca’

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra composta por fragmentos de madeira e desenhos vai ocupar o mezanino do museu a partir do próximo sábado (6)
exposição mac
A exposição poderá ser visitada até 25 de setembro. Foto: Divulgação

Oito fragmentos de madeira encontrados na natureza foram transformados em escultura pela artista plástica Wil Catarina. As obras compõem a exposição “O que o olhar evoca” que ocupará o mezanino do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a partir do próximo sábado (6).

Estes fragmentos foram também “traduzidos” pela artista em 22 desenhos intitulados “Expressões Gráficas”, realizadas sobre papel craft, em dois tamanhos diferentes. Para acompanhar a tridimensionalidade dos fragmentos naturais, a artista criou um conjunto de troncos em papietagem, visando articular o espaço através de mais uma interpretação de seu olhar.

De acordo com a artista, a sustentabilidade é fator importante nesse projeto, sendo observada tanto na utilização de madeira disponível na natureza quanto na construção dos grandes troncos, feitos apenas na fusão de cola e papel reciclado, como jornais, revistas, encartes e impressos publicitários, notas fiscais e outros materiais normalmente descartados. Faz parte do conjunto duas pinturas em acrílico sobre canvas em grandes dimensões. Para chegar a este resultado, Wil Catarina empreendeu uma pesquisa “sobre as diferenças do olhar e de como interpretar o que se vê”. Isso porque, na opinião da artista “há uma devolução única no ato de olhar”:

– Há uma percepção distinta do modo comum de captar o mundo. Em parte, isso vem das experiências já vividas pelo indivíduo, regendo sua forma de visualizar seu entorno. Assim, a maneira como ele percebe o estímulo, advêm de algo que possivelmente ele já encontrou anteriormente e esteve armazenado em si mesmo – afirma.

A artista

Wil Catarina não começou ontem. Vem de uma carreira longa e consistente no campo do design gráfico e, há algum tempo, procura trilhar o caminho da arte, tendo participado de várias exposições individuais e coletivas ao longo dos últimos anos. É, porém, ao término do curso de bacharelado em Artes da UFF que sua pesquisa toma forma de embate entre os modos tradicionais de arte e a liberdade que os meios não-tradicionais proporcionam. É na escolha por uma aliança entre esses meios,  por vezes tensa, mas incrivelmente fértil, que o seu trabalho emerge, ao evocar o olhar como principal e maior motivação para a materialização de suas ideias e visões.

Leia mais: Etapa do Itacoatiara Big Wave teve ondas de até três metros

Serviço

Exposição “O que o olhar evoca”

Local – Mezanino do Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Endereço – Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem, Niterói, RJ

Abertura – dia 06/08/2022, sábado, das 15hs às 20hs

Período de visitação – de 07/08 a 25/09

Horário – de terça a domingo, das 10 hs às 18hs

COMPARTILHE