5 de dezembro

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Linhas de ônibus extintas circulavam pelo Centro e Zona Norte de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

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De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, deixaram de circular as linhas 28, 66 e 66C
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A espera pelo ônibus em Niterói. Foto: Gustavo Stephan

Vinte e quatro horas após o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) anunciar que três linhas da Auto Ônibus Brasília sairiam das ruas, veio a “sentença”:  saem de circulação as linhas 28, 66 e 66C.

Todas servem ao município de Niterói. São elas: 28 (Centro-Largo do Cravinho/Circular), da Auto Ônibus Brasília; 66C (São Lourenço-Centro) e 66 (Barreto-Icaraí), estas duas da Expresso Barreto. Ambas integram o mesmo grupo empresarial cuja sede é em São Gonçalo.

Leia mais: Niterói tem nova redução na frota de ônibus, o que deve aumentar filas nos pontos

De acordo com a Setrerj, sindicato que representa os consórcios Transnit e Transoceânico, as linhas sob responsabilidade da empresa são: 61, 67, 41JB, 41BC, 42SL, 42T, 28, 66 (Icaraí) e 66C. No site do Sindicato, constam, como sendo da Auto Ônibus Brasília apenas as linhas 28,  29 (Centro X Largo do Cravinho, via Av. do Contorno), 41 BC (Venda da Cruz X Centro, via Benjamin Constant), 41 JB (Venda da Cruz X Centro, via João Brasil), 61 (Venda da Cruz X Icaraí) e 67 (Morro Castelo X Centro). A Auto Ônibus Brasília faz parte do Transnit.

Nem o Setrerj nem o Sindicado dos Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo (Sintronac) souberam informar quantas pessoas serão impactadas com a extinção das três linhas. De acordo com o sindicato das empresas de ônibus, foi um “planejamento interno” que definiu a escolha das linhas que sumirão das ruas, tendo a decisão sido informada à Prefeitura de Niterói, gestora do sistema municipal de transportes.

A linha 66C de ônibus (Centro) tem 19 paradas partindo de Praca Gal Rondon, e terminando em Avenida Ernani Do Amaral Peixoto. De acordo com o site Moovit, costumava operar das 5h50 às 20h, apenas em dias úteis.

A linha 61 (que no site Moovit consta como 61 I) é circular com 63 paradas saindo de Ponto Final – Barreto. Costumava operar das 5h50 às 22h, todos os dias da semana.

A linha 28 também é circular, com 46 paradas saindo de Ponto Final – Centro. De acordo com o site Moovit, costumava operar das 5h às 21h40 todos os dias da semana.

O Setrerj informou que a retirada de circulação das linhas deve-se ao fato da empresa ter tido 16 veículos apreendidos, por decisão judicial “por não cumprir os prazos de pagamento do financiamento realizado para a compra de ônibus em 2018”.

A Seguir Niterói tentou entrar em contato com a Auto Ônibus Brasília por intermédio dos telefones que constam no site do Setrerj, mas as ligações não foram atendidas.

Em nota, o Sintronac informou que rodoviários do grupo Brasília farão uma assembleia na quarta-feira (14) para avaliar “a crise financeira da empresa, diante de uma iminente onda de demissões e violações das relações trabalhistas, como atrasos de pagamentos e suspensão de benefícios, entre eles a cesta básica, assim como o não depósito do FGTS e do INSS dos funcionários”. A reunião será na sede do Sindicado, no Centro de Niterói.  A entidade alerta que a categoria pode optar por uma paralisação dos serviços.

O que diz a Prefeitura

Em resposta a questionamentos do A Seguir Niterói, a prefeitura informou que o estudo de viabilidade de reequilíbrio financeiro dos transportes coletivos está previsto para começar em outubro, com prazo de seis meses para conclusão. O prazo inicialmente dado pela própria prefeitura para a realização do estudo foi julho passado.

De acordo com a nota enviada, o repasse da gratuidade, que empresas reclamaram que não tinham recebido, foi efetuado “na semana passada”.  Em relação ao número de pessoas impactadas com a extinção das três linhas, não foi informado pela prefeitura.

Eis a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informa que vai contratar um estudo de viabilidade de reequilíbrio financeiro dos transportes coletivos. O estudo está em fase de aprovação pelos órgãos de controle e vai avaliar todos os desequilíbrios de contrato que surgiram nos últimos cinco anos, incluindo a pandemia.

A previsão é que o estudo tenha início em outubro, com prazo de seis meses para conclusão. É importante ressaltar que o município tem realizado todos os esforços para não repassar para a tarifa do usuário a consequência da escalada de preços dos combustíveis e insumos durante esse período, fato que será considerado no estudo de reequilíbrio financeiro.

A Secretaria informa que o pagamento das gratuidades foi efetuado na semana passada. A SMU está acompanhando o caso e aguarda que a questão com o credor dos ônibus tenha um desfecho concreto para adotar as medidas necessárias.”

 

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