COMPARTILHE
Diz o ditado popular: o que não tem remédio, remediado está. Diante do fato de que os jacarés que escolheram como “residência” o jardim filtrante do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) viraram atração turística, a Prefeitura de Niterói resolveu agir.
Agora, ao invés de uma placa de alerta improvisada pelos funcionários da obra do parque, como mostra a foto, existe uma “placa oficial”. Além de avisar sobre a presença de jacarés na área, a sinalização explica que eles são fundamentais para o controle biológico de outras espécies e alerta sobre a importância de não alimentar os animais e de manter distância.
Foram instalados também, alguns bancos para tornar mais confortável a observação dos jacarés.
Leia mais: Jacarés do Parque Orla se tornam atração turística em Niterói
Ainda há uma promessa da Prefeitura de colocar outras placas para informar sobre a proibição da caça, orientar sobre descarte correto do lixo e sobre risco de incêndios causados por falta de atenção.
Mais uma promessa é de providenciar um guarda-corpo com cerca de 600 m a ser colocado ao longo do canal de cintura, desde o jardim filtrante do Sistema Cafubá, em direção à Ilha do Pontal, na área que está sendo chamada de berçário de jacarés.
Leia também: Jardins filtrantes do Parque Piratininga viram “spas” para jacarés em Niterói
Os animais viviam tranquilamente no canal até que foram obrigados a encontrar novo endereço por conta das obras.
Por enquanto, umas cordas foram colocadas na beirada do jardim filtrante para reforçar a segurança e evitar mergulhos acidentais por parte de “turistas”. A proteção, porém, não impede que Frederico, Jr e Lacoste saiam da água para dar algumas voltinhas, em terra firme, pela região.
COMPARTILHE