12 de dezembro

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Iluminação pública e buracos nas ruas são as principais cobranças dos moradores de Niterói à Prefeitura

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

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Poda de árvores e conserto da fiação também são pedidos comuns no Colab, sistema eletrônico de solicitação de serviços
troca de lâmpada
A Prefeitura recebeu 16,5 mil pedidos de trocas de lâmpada, de acordo com dados do SIGeo. Foto: Prefeitura de Niterói

Troca de lâmpadas é, disparado, a principal solicitação que os moradores de Niterói fazem para a Prefeitura. Reparo de buracos, poda de árvores e providências para resolver fiação irregular também no ranking de solicitações públicas do Sistema de Gestão da Geoinformação do município (SIGeo).

Do total de 70.934 queixas registradas, até o momento, 16,5 mil são relacionadas à iluminação pública; buracos ficam em segundo lugar com 7,2 mil registros. Praticamente empatadas estão poda de árvores e fiação, respectivamente, com 3,6 mil e 3,4 mil solicitações.

Fonte: SIGeo

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Vem de Icaraí a maior parte das queixas: 10,9 mil, seguido pelo Centro (6,5 mil) e São Francisco (5,3 mil).

As solicitações chegam aos “ouvidos” da Prefeitura graças à mediação de 264 servidores. Eles são os responsáveis por fazer a gestão das reclamações e buscar viabilizar as soluções dentro de cada área.

Fonte: SIGeo

 

De acordo com a Prefeitura, neste momento, 87% dos casos foram resolvidos. Outros 9.224 reclamações seguem à espera de solução. Nesses números já constam solicitações enviadas no feriado de 1 de maio.

Aliás, todo dia é dia, toda hora é hora para enviar as reclamações. Porém, algumas horas são as preferidas pelos moradores. Por volta das 22h, o site já registrou o pico de “audiência” de 5,3 mil queixas. Depois, o horário com mais acesso é entre 13h e 14h. Meia noite e uma hora da madrugada também tem muita gente reclamando. O horário mais “calmo” é às 6h.

No início de abril, com o objetivo de promover uma interação ainda maior com a população e ampliar o alcance da ferramenta, foi realizada a integração do SIGeo com o Colab. Implantado pela prefeitura há seis anos, o Colab é um aplicativo que permite uma  comunicação direta entre a Prefeitura e a população.

Dados do SIGeo mostram que as reclamações aumentaram de forma consistente a partir de 2019 (7,3 mil contra 4,2 mil em 2018), chegando a 17,9 mil, em 2022.

– Nosso objetivo é dar mais celeridade e um atendimento de ainda maior qualidade para os moradores. Com certeza o Colab é uma plataforma de grande eficiência e de comunicação com a população. Com a união com o SiGeo, a Prefeitura vai saber com mais precisão e ter respostas e soluções mais eficientes para a população com serviços de  qualidade  e com estratégias mais precisas para resolver os problemas – comentou secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa.

 

 

 

 

 

 

 

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