Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói na defesa do consumidor; Procon terá posto itinerante para ouvir queixas e negociar dívidas

Por Redação
| Aseuirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Programa vai percorrer bairros, da Ilha da Conceição, a Icaraí e Região Oceânica, até o fim do ano
Servidores-do-Procon-RJ-visitaram-supermercados.-Foto-Procon-RJ--pd235psxfpbuqobgu5su0ha4t2l56v3h1ld7zrfgr8
Procon amplia atuação em Niterói além da fiscalização, com atendimento para orientar consumidor. Foto: Arquvo

Uma chance para botar a vida em dia com a defesa do consumidor. Essa é a proposta do serviço itinerante do Procon, um carro que vai levar orientação jurídica para os moradores pelos bairros da cidade, a partir desta terça, 2 de maio, até o fim do ano.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia. O atendimento da equipe do Procon intermediou os casos, chegando a acordo em 86% dos casos.

O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo. Os moradores da Ilha da Conceição serão os primeiros a receber o serviço móvel, a partir da próxima terça-feira (2). A van ficará no Centro Social Urbano (CSU) nos dias 2, 3 e 4 de maio, das 10h às 15h.

O serviço itinerante já existe em outras cidades. Aqui, o carro usado em Macapá. Foto: procon

 

O carro do Procon

Além dos carros do pão e do ovo, Niterói poderá contar agora com o carro do Procon,

O veículo foi  doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A van foi adaptada com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador e vai rodar pela cidade para ampliar o atendimento aos moradores de Niterói. A ideia é que o carro do Procon ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo. Os moradores da Ilha da Conceição serão os primeiros a receber o serviço móvel, a partir da próxima terça-feira (2). A van ficará no Centro Social Urbano (CSU) nos dias 2, 3 e 4 de maio, das 10h às 15h.

As atividades vão acontecer sempre na primeira e terceira semanas de cada mês – exceto em dezembro, por conta das festividades –; e fica três dias em cada regional. Serão disponibilizadas 20 vagas por dia, totalizando 60 em cada uma das regiões. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo.

Roberto Teixeira, secretário de Defesa do Consumidor, explica que a van está equipada para atender à população.

-O objetivo é facilitar a vida dos consumidores da periferia da cidade, levando ajuda para resolverem seus problemas de consumo, além de esclarecimento sobre seus direitos de consumidor. Estamos totalmente equipados para atendê-los e forneceremos também os Códigos de Defesa do Consumidor – conta o secretário.

Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144. A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.

 

Calendário do carro do Procon: 

Maio:

– 2, 3 e 4 – Administração Regional da Ilha da Conceição (CSU – Rua Jornalista Sardo Filho, s/nº)

– 16,17 e 18 – Administração Regional do Centro / Ponta d´areia, sendo cada dia em uma das praças da região (16 – Praça Dr José Vitorino, 17 – Praça São João e 18 – Praça do Rink)

Junho:

– 5, 6 e 7 – Administração Regional de Santa Rosa, Cubango e Vital Brazil (Praça Raul de Oliveira Rodrigues)

– 20, 21 e 22 – Administração Regional do Fonseca (Horto do Fonseca)

 Julho: 

– 4, 5 e 6 – Núcleo Executivo Regional (4 – Caramujo (Praça da Abolição), 5 – Santa Bárbara (Praça Saldanha Marinho) e 6 Maria Paula (Pça Tancredo Neves)

– 18, 19 e 20 – Administração Regional da Engenhoca e Tenente Jardim (18 e 19 – Engenhoca (Praça José Vicente Sobrinho) e 20 – Tenente Jardim (Praça do Coreto)

Agosto: 

– 8, 9 e 10 – Administração Regional de Jurujuba (Praça da Asa Delta (Cais)

– 15, 16 e 17 – Administração Regional de São Francisco (Praça Dom Orione)

Setembro: 

– 12, 13 e 14 – Administração Regional do Rio do Ouro (Praça Manuel Antunes Filho)

– 26, 27 e 28 – Administração Regional de Itaipu e Engenho do Mato (Praça Irênio de Matos Pereira)

Outubro: 

– 3, 4 e 5 – Administração Regional do Barreto (Horto do Barreto)

– 17, 18 e 19 – Administração Regional do Badu, Sapê e Matapaca (17 – Badu (Pça Ivan da Silva Lima), 18 Sapê (Largo da Padaria Soberana) e 19 – Matapaca (Rua Marilda Gonçalves do Nascimento, 01 Shopping do Pet Fun)

Novembro: 

– 7, 8 e 9 – Administração Regional do Largo da Batalha (Praça Levi Francisco da Cruz Nunes)

– 21, 22 e 23 – Administração Regional do Ponto Cem Réis (Praça Dom Agostinho Benassi)

Dezembro: 

– 5, 6 e 7 – Administração Regional de Icaraí (Praça Dom Navarro)

– 12, 13 e 14 – Administração Regional do Ingá (Praça Dr Nilo Peçanha)

 

COMPARTILHE