COMPARTILHE
O Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, vai passar por uma reforma geral. A prefeitura de Niterói contratou a empresa Enge Prat Engenharia e Serviços, com sede em Petrópolis (RJ), para a realização da obra, orçada em R$9.032.373,53. As informações constam no Diário Oficial do município desta sexta-feira (3).
O prazo para a execução é de 18 meses, a partir da data de início da obra, ainda não definido.
Leia mais: Tolueno ainda aparece em pelo menos um ponto do rio Guapiaçu, que abastece Niterói
A obra era para ter sido realizada ano passado, conforme divulgado, à época, pela prefeitura de Niterói. Fazia parte do Plano Niterói 450 com investimento informado, então, de R$ 7 milhões.
Em janeiro, o Getulinho completou 11 anos de sua reabertura. O hospital foi inaugurado em 1954 e se tornou o primeiro local especializado em atendimento pediátrico no Estado do Rio de Janeiro, seguindo até hoje como referência na especialidade.
Foi municipalizado em 1992 e, por falta de condições de funcionamento, teve a emergência fechada em 2011. Dois anos depois, a emergência foi reaberta pela prefeitura, com funcionamento de 24h.
Na época do décimo aniversário, o hospital realizava, por mês, cerca de 6 mil atendimentos na emergência; 2 mil consultas especializadas e uma média de 180 internações.
O Getulinho possui 51 leitos distribuídos em unidades de internação clínica e cirúrgica e de terapia intensiva, além dos 10 leitos de observação. Sua estrutura também conta com Centro Cirúrgico, que possui toda a estrutura necessária para a realização de cirurgias pediátricas. Atualmente realiza procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, ortopedia, plástica e geral com mais de 19 tipos diferentes tipos de cirurgias eletivas.
Além disso, conta com ambulatório de especialidades ofertando consultas para alergia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, endocrinologia, ambulatório de seguimento para pacientes pós internação, hematologia, incluindo atendimento à doença falciforme, nefrologia, neurologia, nutrição, nutrologia, odontologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria T21 – especializado em crianças com Síndrome de Down, e pneumologia.
As outras unidades de atendimento de emergência em Niterói são:
Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT, ex-CPN)
Rua Desembargador Athayde Parreiras, 266 – Bairro de Fátima
Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro (Umam)
Estrada Francisco da Cruz Nunes Filho, s/n° – Piratininga
Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica Regional do Largo da Batalha
Rua Vereador Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica Regional da Engenhoca
Avenida Professor João Brasil, S/Nº – Engenhoca
Emergência psiquiátrica: Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (24 horas)
Avenida Quintino Bocaiúva s/n° – Jurujuba
O Hospital Getúlio Vargas Filho (Emergência Infantil, 24 horas) fica na Rua Teixeira de Freitas, s/nº – Fonseca
COMPARTILHE