Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Furto de hidrômetros vira caso de polícia e dor de cabeça para morador de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na madrugada do último domingo (14), vários hidrômetros foram furtados ao longo da rua Nóbrega, no Jardim Icaraí
hidrômetros furtados
Hidrômetros de duas lojas vizinhas foram roubados, domingo, na rua Nóbrega. Foto: Sônia Apolinário

O furto de hidrômetros aumentou 280%, em Niterói, em relação ao ano passado. A informação é da Águas de Niterói.

De acordo com a concessionária, responsável pela distribuição de água na cidade, os bairros mais afetados são Santa Rosa, Icaraí, Largo da Batalha, Vital Brasil e Centro, que representam mais de 85% dos furtos em 2024. Desses, Santa Rosa e Icaraí lideram com 60% do total.

Leia mais: Poder paralelo: 22,6% da população de Niterói vive em locais sob comando de grupos armados

Um exemplo dessa situação aconteceu na madrugada do último domingo (14), quando vários hidrômetros foram furtados ao longo da rua Nóbrega, no Jardim Icaraí. A “limpeza” começou na altura da Avenida Sete de Setembro e foi até próximo ao Caio Martins.

De acordo com o delegado titular da 77 DP (Icaraí), Daniel Rosa, há, no momento, uma “investigação em bloco” para chegar aos autores dos roubos de hidrômetros, em Niterói.

– Estamos atentos para esse problema e fazemos um apelo para que as pessoas registrem as ocorrências. Cada registro pode trazer mais dados que vai nos ajudar nas investigações – afirmou ele.

O delegado explicou que o objetivo do furto é a retirada de uma peça de dentro do equipamento,  que tem valor de revenda em ferros-velhos clandestinos.

A concessionária Águas de Niterói informou que está tomando algumas medidas para lidar com os furtos dos hidrômetros.  Uma delas é a padronização da caixa protetora para o modelo de parede, “proporcionando mais segurança e limitando o acesso não autorizado aos equipamentos de medição”.

Além disso, a empresa está solicitando o apoio das autoridades locais para combater efetivamente os receptores desse material furtado, visando reduzir os casos de furto. De acordo com a empresa, o hidrômetro pertence à concessionária, “portanto, em caso de roubo, o cliente não tem custo com a substituição do aparelho furtado”.

 

 

COMPARTILHE