Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fim de semana em Niterói terá intensa programação esportiva e cultural

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O A Seguir: Niterói listai opções de restaurantes, promoção no Reserva Cultural e um show de tributo ao Tim Maia
reserva cultural
O Reserva Cultural, em São Domingos. Foto: Divulgação

O roteiro do A Seguir: Niterói para este fim de semana está mais farto do que nunca. A previsão  é de sol no sábado, com mudança de temperatura no domingo, que pode vir acompanhada de chuva. A programação é ampla e inclui passeios em ambientes internos e também ao ar livre, como o Campeonato Estadual de Sprint de Canoa Havaiana, com atletas de diversas cidades como Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Cabo Frio, Paraty, Búzios e até Angra dos Reis.

Leia mais: O fenômeno da “Rodovia das Quentinhas”, em Niterói

Tem também a volta tão aguardada do Centro de Artes UFF, com uma programação bem vasta, que inclui uma apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e uma seleção de filmes especiais.

Como de costume, tem aquela lista com opções de restaurantes espalhados pela cidade. Para quem quer estender um pouco o fim de semana e curtir um ar condicionado e uma série de filmes indicados ao Oscar, vale dar uma olhada na programação do Reserva Cultural, que está com uma oferta especial exclusiva na segunda-feira (21). Confira a programação completa abaixo:

  • Campeonato Estadual de Canoa Havaiana
Campeonato Estadual de Sprint de Canoa Havaiana começa neste sábado. Foto: Reprodução/Prefeitura

Cerca de 430 atletas estarão em Niterói neste sábado (19) para competir pela medalha no Campeonato Estadual de Canoa Havaiana. Serão 150 equipes, de 31 clubes, disputando cerca de 60 provas por dia na raia de 500 metros com seis canoas OC6 (seis remadores) e V1 (individual), separados em categorias desde juvenis, por idades e paratletas.

Os atletas são de Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Cabo Frio, Paraty, Búzios e de Angra dos Reis. A eliminatória acontece nesse sábado (19) e a definição dos campeões será no domingo (20), na praia de São Francisco.

  • Pedalada solar

Os fãs de esporte já podem comemorar porque neste fim de semana, além do campeonato de canoa havaiana, terá também na cidade uma competição de embarcações movidas a energia solar.

O evento é aberto ao público e será realizado na Praça do Radioamador, em São Francisco, até o dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, mas é neste domingo (20) que será realizada uma grande bicicletada até o local!

O projeto é da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal do Clima e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ. O Desafio Solar Brasil 2022, como é chamado, teve início com uma barqueata no dia 16 de março. Durante uma semana haverá competição de embarcações movidas a energia solar, além de feira, rodas de conversa e apresentações musicais.

Data: Domingo (20/03)

Concentração: Concha Acústica
Horário: 8h concentração, Saída às 9h
Organização: Prefeitura Municipal de Niterói através da Seclima e Niterói de Bicicleta
Apoio: Amazonas Bike

  • Pilates e alongamento no Caminho Niemeyer
Foto: Divulgação
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Niterói segue com atividades ao longo de todo o mês. Neste domingo (20), a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres traz a segunda edição do projeto Mulher em Movimento, que contará com uma aula gratuita de alongamento e pilates no pátio do Caminho Niemeyer, no Centro, às 9h. A ação faz parte do eixo Maternar e Bem-estar que tem por objetivo promover atividades de corpo.
Serviço – Projeto Mulher em Movimento
Data: domingo (20/03)
Horário: 9h
Local: Caminho Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro
  • Tributo ao Tim Maia

Neste fim de semana, além de eventos esportivos a cidade terá também atrações musicais. O tributo ao consagrado Tim Maia será realizado em duas datas, começando nesta sexta, 18 de março. A outra apresentação é no sábado (19). Quem comanda o espetáculo é a Banda do Síndico, que prestará uma homenagem a Tim Maia com o show “Tributo a Tim Maia – 24 anos de saudade”.

Além dos grandes sucessos como “Do Leme ao Pontal”, “Vale Tudo”, “Primavera”, “Descobridor de Sete Mares”, “Sossego”, etc., a apresentação contará ainda com a simpatia e o alto astral da banda que divide com o público algumas histórias bem humoradas de sua vivência com Tim Maia. Vendas na bilheteria do teatro e na Sympla através do app e site.
Protocolo de segurança contra Covid-19:
O acesso ao Theatro Municipal de Niterói só é permitido mediante comprovação do esquema de vacinação, em dia, contra COVID 19, por meio do aplicativo ConectSUS ou comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado. É obrigatório o uso de máscaras pelo público durante todo o tempo de permanência nas dependências do teatro.
  • Centro de Artes UFF
Centro de Artes reabre com seleção de filmes aclamados pela crítica e com primeira apresentação do ano da Orquestra Sinfônica da UFF. Foto: Reprodução

Depois de dois anos fechado por conta da pandemia e após muitos pedidos de reabertura, o Cine Arte UFF abre a semana com o aclamado Sertânia, último filme do diretor brasileiro Geraldo Sarno, vítima da COVID-19 em fevereiro deste ano. Outro filme que integra à programação é Marighella, de Wagner Moura, talvez o filme brasileiro que mais tenha representado a luta do audiovisual nacional contra o desmonte da cultura nos últimos tempos, pelos entraves burocráticos que enfrentou e por seu enredo de defesa da liberdade e da democracia.

Também será exibido o vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim Roda do destino, do japonês Ryusuke Hamaguchi e o queridinho da crítica, presente em diversas listas de melhores filmes 2020/21, First Cow – A primeira vaca da América, da diretora Kelly Reichardt. Ingressos estão à venda na bilheteria a partir de quarta-feira, dia 16/03, às 13h.

O Centro de Artes UFF também abre neste domingo (20), a temporada do ano da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, sob a regência do maestro argentino Javier Logioia, às 10h30, no palco do Cine Arte UFF. O concerto faz parte da parceria UFF Funarte – Música de Concerto.

O programa é inteiramente dedicado à música brasileira, com as seguintes composições: Três peças Nordestinas (Baião, Aboio e Galope) de Clovis Pereira com arranjo de Claudio Alves, Canto de Amor e Paz de Claudio Santoro, Concertino para fagote e pequena orquestra de Francisco Mignone, com a participação do fagotista Jeferson Souza como solista, e a Sinfonieta n°1 de Heitor Villa-Lobos.

  • Reserva Cultural

Com o objetivo de estimular a vinda do público ao cinema e prestigiar os cinéfilos que acompanham a seleção da mais badalada premiação do cinema, o Reserva Cultural está com um super desconto para a próxima segunda 21/03. Este ano, ao invés de fazer o tradicional Bolão do Oscar, e premiar apenas os ganhadores, o complexo decidiu criar uma promoção mais abrangente.

Segunda, dia 21/03, os ingressos para todos os filmes que concorrem ao Oscar custarão R$10,00 – preço único. A promoção é válida apenas para os ingressos adquiridos na bilheteria.

O Reserva Cultural fica na Avenida Rio Branco, 880 em São Domingos, Niterói, ao lado da Cantareira.

Confira abaixo os horários das sessões dos filmes, que concorrem ao Oscar:

Belfast– 14h20 – 16h20 – 18h30
Licorice Pizza – 20h40*Exceto
Drive my car  – 16h40 – 20h
Spencer – 15h30

  • Jantar na Broto
Pizzaria também conta com opções veganas. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

As referências são diversas e vão de Nápoles à Nova York e o resultado são pizzas individuais em um ambiente agradável. Na Broto, assim como algumas pizzarias especializadas, as massas passam por um longo processo de fermentação e os ingredientes são selecionados. Localizada na Rua Nóbrega, 90, a pizzaria  é uma ótima opção para quem está em busca de sabor e um local despojado.

A pizzaria, que abriu recentemente uma unidade em Botafogo, tem como um dos carros chefes a pizza vegetariana Marília (pêra, mozzarella, gorgonzola, mel e nozes e brotos de basílico), a Cabra de pesto (mozzarella, queijo de cabra, presunto de parma e molho pesto), Rústica (queijo vegano de castanha de caju, tomate confitado, azeitona preta, parmesão vegano e basílico) entre outras. Também há opções de combo, que inclui opções doces.

  • Almoço na Guacamole Taqueria
Combo Guaca (nachos, tacos, quesadillas e burrito. Acompanhados de guacamole, pico de gallo e sour cream). Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Guacamole Taqueria possui diversas opções para quem curte comida mexicana. Além de tacos, nachos, burrito, o cardápio é composto por outras delícias como quesadillas, fajitas aamarone (mix de pimentões, cebolas e muito camarão flambado na tequila, essa delícia de prato acompanha uma cesta de tortillas de trigo, arroz mexicano, frijoles refritos, guacamole, pico de gallo e sour cream), panelinha de chili, regada com muito queijo e bacon crocantes.

Pastéis também fazem parte do cardápio, que inclui, ainda bolinho de machaca (massinha de milho recheada com carne seca mexicana e pimenta jalapeño). A casa conta, inclusive, com a quesadilla de ovomaltine, que acompanha uma bola de sorvete.

A Guacamole Taqueria fica localizada em Icaraí na Rua Miguel Couto, 358 e funciona de segunda a sexta das 18 às 00hrs e sábado e domingo das 12 às 00hrs.

COMPARTILHE