Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fim de semana em Niterói terá início do aniversário da cidade, shows e feira de moda e gastronomia

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O “A Seguir: Niterói” preparou um roteiro com a programação do fim de semana que terá o encerramento do Festival Pras bandas de cá, prática de yoga e feiras de artesanato
DSC_3315
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta no Teatro Municipal o espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”. Foto: Carol Higa

O fim de semana em Niterói é marcado pelo início da série de comemorações do aniversário da cidade. A programação, recheada de atrações, como shows, peças teatrais, desfiles e festival de jazz e blues, começa no domingo (14), às 10h30, com o desfile de carros antigos pela orla da cidade, até o Centro Petrobras de Cinema. Às 14h, a banda Bloody Mary sobe ao palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, com repertório que passeia entre clássicos do rock e pop nacional e internacional.

Leia mais: Brassagem aberta ao público na Vila Cervejeira

O Theatro Municipal recebe, a partir de sexta, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói para um espetáculo que traz a poesia e os contos da escritora goiana Cora Coralina, uma das mais importantes e premiadas do país, através do espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”. Da plateia, o público poderá sentir o aroma do doce de coco feito em cena, uma alusão ao tempo em que Cora vendia doces e entregava seus escritos aos clientes.

No fim de semana também ocorre o encerramento do Festival Pras Bandas de Cá, na Sala Nelson Pereira dos Santos, com bandas e artistas que representam a cena local. Tem, ainda, a volta do Festival ITB de moda, gastronomia, decoração e arte. E, pela primeira vez, será disponibilizado um espaço totalmente dedicado às crianças, além de palestras de gastronomia. A entrada é gratuita e é necessário apresentar o comprovante da vacinação contra a Covid. O uso de máscara é obrigatório.

Para quem curte a prática do yoga, vale conferir a programação do Espaço Casa em São Francisco. Também tem uma série de feiras de artesanato espalhadas pela cidade.

Confira a programação:

  •  Aniversário de Niterói
Banda Bloody Mary. Foto: Divulgação

Depois de quase dois anos de muitas restrições por conta da pandemia de Covid, o Aniversário de Niterói vai trazer nesse mês de novembro atrações muito especiais. A programação começa neste domingo, dia 14, quando a cidade recebe o Encontro Nictheroy Clube de Veículos Antigos, que terá, no encerramento, o show da banda Bloody Mary, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

A concentração dos carros antigos será às 10h, no estacionamento do Catamarã de Charitas, e o show, às 14h, na Sala Nelson Pereira dos Santos. Nesse intervalo, será realizado um desfile de carros antigos, pela orla da cidade. Tanto o Encontro Nictheroy de Veículos Antigos de 2021, quanto o show seguirão os protocolos sanitários de combate à Covid.

Serviço

Encontro Nictheroy Clube de Veículos Antigos

Show da banda Bloody Mary
Data: Domingo, 14 de novembro de 2021

Horários:

10h: Concentração dos carros antigos no estacionamento do Catamarã Charitas
10h30: Desfile dos carros antigos pela orla da cidade, até o Centro Petrobras de Cinema
11h30: Chegada dos carros antigos
14h: Show da Bloody Mary, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói

Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca para o show (1kg de alimento não perecível)

  • Companhia de Ballet no Theatro Municipal
Foto: Carol Higa

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói leva ao palco do Teatro Municipal, neste fim de semana, a poesia e os contos da escritora goiana Cora Coralina, uma das mais importantes e premiadas do país, através do espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”. Os espetáculos serão realizados na sexta-feira (12), às 19h, e no sábado e domingo 13 e 14 de novembro, às 18h

A dramaturgia do espetáculo foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire, que traz a potência de Cora como uma mulher à frente do seu tempo. As cenas apresentadas vão abordar sua vitalidade na escrita e o retorno à casa onde ela passou grande parte da sua infância.

Toda a coreografia foi criada pelos próprios bailarinos, inspirados em passagens dos poemas de Cora durante os ensaios. O espetáculo busca correlacionar a escrita da autora com a dos corpos dos bailarinos ao ler (ou ouvir) seus poemas.

  • Yoga no Espaço Casa com lanche da Aluá
    Espaço Casa promove aula de Yoga com lanche do Aluá. Foto: Reprodução/Instagram

O Espaço Casa irá promover um encontro para lá de especial neste sábado (13), às 8h. É o nascimento do Desô natural e vegano da Söuli, que será celebrado com uma prática de yoga para começar o sábado com leveza, uma experiência de corpo e alma. A prática de Yoga será comandada pela professora Leca Miguel, @lisbelaleca.

Logo depois será realizada uma confraternização com um lanche fornecido pelo @aluacasa e o público terá a oportunidade de sentir o aroma e a textura do Desô de perto.

As vagas são limitadas. Para reservas, é necessário enviar uma DM pelo Instragram @naturalsouli.

O Espaço Casa fica na Avenida Padre Natuzzi, 126, em São Francisco.

  • Festival “Pras bandas de cá”
A Sala Nelson Pereira dos Santos. Foto: Werner Neto

Esse é o último fim de semana do festival “Pras bandas de cá”, que tem como proposta dar espaço a artistas da cena local. O festival é realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, e segue todos os protocolos sanitários. É obrigatório o uso de máscara e é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid para a entrada do espetáculo. Nesta sexta-feira (12), às 20h, o espaço recebe Chico Alves. Neste sábado (13), Renato Rocketh se apresenta às às 20h. No domingo (14) é a vez da banda Um Amô, que subirá ao palco às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Sympla.

Confira abaixo o resumo dos artistas:

Chico Alves

Chico Alves. Foto: Reprodução Instagram

Na apresentação de sexta (12), o cantor e compositor capaxiba, Chico Alves, lança álbum com canções inéditas. O disco apresenta músicas feitas em parceria com nomes como Toninho Geraes, Wilson das Neves e Moacyr Luz, num conjunto marcado pela variedade rítmica.

O samba, ritmo que é talvez a principal faceta de Chico Alves como intérprete, também está muito presente neste novo trabalho.

Renato Rocketh

Renato Rocketh. Foto: Reprodução/Prefeitura

Nascido em uma família de músicos, Renato iniciou a carreira artística ainda na adolescência. Foi influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia. Suas primeiras referências musicais foram Stevie Wonder, Mahavishnu Orchestra, Earth, Wind & Fire, Billy Preston, entre outros nomes da black music norte-americana.

Um Amô

Grupo Um Amô. Foto: Reprodução/Instagram

O grupo Um Amô foi pensado e produzido em cima de propósitos e posicionamentos sócio-culturais do grupo. A ideia central é apresentar músicas com que as quatro artistas da banda se identificam e que abordam muito do que elas têm para falar, além de refletir o próprio entendimento delas sobre quebra de paradigmas. A escolha é um repertório peculiar e um roteiro envolvente para contar essa história.

  • Feira de moda e gastronomia no Reserva Cultural
Reserva Cultural promove a feira ITB depois de dois anos. Foto: Divulgação

Depois de quase dois anos, a feira de moda e gastronomia ITB retorna a Niterói, no Reserva Cultural. Marcada para este fim de semana, 13 e 14 de novembro, a reestreia na cidade onde nasceu será repleta de novidades, como espaço kids e palestras de grastronomia. A entrada é gratuita.

Lançada em 2015, a ITB reúne pequenos produtores, artesãos, estilistas e artistas de diversos segmentos em um evento que tem como meta fomentar os pequenos negócios e a economia local. Ao longo dos anos, a feira acabou se tornando um dos eventos de moda mais reconhecidos do estado, com edições realizadas também no Rio de Janeiro.

O evento também conta com shows de música, DJ’s, palestras, tatuadores, serviços de beleza, minioficinas e ações sociais.

Edição traz novidades

Também serão realizadas três atrações musicais. No sábado, dia 13, às 19h, o cantor Victor Sávios, cover do Tim Maia, e a banda Filhos do Síndico, chegam com o show completo, que ainda traz naipe de metais. No domingo (14), serão realizadas duas apresentações: às 18h, a abertura com a banda Os Imortais, e às 19h será a vez de Valério Araújo com um tributo a Cazuza.

O evento será realizado em espaço aberto, conforme decreto nº14.141/2021, também serão seguidos os protocolos de biossegurança para acesso ao complexo, sendo necessário o uso de máscara, o respeito ao distanciamento social e a apresentação de passaporte de vacinação.

O ITB será realizado das 13 às 22h, no Reserva Cultural, que fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos.

  • Feiras de artesanato
Feira de artesanato no Campo de São Bento. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Os fãs de artesanato têm encontro marcado durante todo o fim de semana, incluindo o feriado, em diversos bairros da cidade. A feira de artesanato será realizada no Campo de São Bento, em Icaraí, neste fim de semana e no feriado do dia 15 de novembro, das 9h às 15h. Aos sábados, ela será realizada na Praça César Tinoco, no Ingá, mesmo horário. Neste domingo (14), também vai rolar feira na Orla de São Francisco, das 10h às 17h. Chame as pessoas próximas e aproveite que a chuva vai dar uma trégua!

COMPARTILHE