Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Festival na UFF e roda de samba do Candongueiro são atrações do fim de semana em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista a programação do fim de semana que ainda conta com o espetáculo em homenagem a Elis Regina e uma série de peças contemporâneas
candongueiro
A tradicional casa de samba de Niterói recebe uma das maiores referências do samba de raiz: o músico Sombrinha, neste sábado (23). Foto: Arquivo

A cena cultural de Niterói ganha força neste fim de semana com o Festival Interculturalidades da UFF e o projeto Niterói em cena, que celebra o teatro contemporâneo e tem como objetivo dar voz a atores locais e grupos consagrados.

Já o festival da UFF chega a sua 13ª edição com uma série de shows, apresentações teatrais, conferências, cursos e desfiles, exaltando a diversidade e o encontro de diferentes matrizes da cultura. Outra dica do A Seguir, para quem gosta de samba, é conferir a programação da roda do Candongueiro deste fim de semana, que conta com a participação especial de Sombrinha, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal.

Leia mais: Campo de São Bento completa 115 anos

Também tem “Niterói canta Elis Regina“, na Sala Nelson Pereira dos Santos, e o retorno da Ilha da Boa Viagem, que ficou anos fechada. O agendamento para a visita, que pode ser feita neste fim de semana, já está disponível.

Confira a programação completa abaixo:

  • Festival Interculturalidades, na UFF

“Andanças: os encontros e as memórias de Beth Carvalho” será exibido nesta sexta-feira, às 17h30, no Cine Arte UFF. Foto: Divulgação

Festival Interculturalidades: Inventação está em cartaz no Centro de Artes UFF até 1 de outubro. A 13ª edição do festival reúne nomes consolidados da música, como Tom Zé, Rico Dalasam, N.I.N.A, Cátia de França, Juçara Marçal, Mestrinho e Hamilton de Holanda, Ronaldo do Bandolim e Nei Lopes, em shows com entrada franca.

A programação dá voz a múltiplas expressões culturais, como shows, apresentações teatrais, conferências, cursos e desfiles, exaltando a diversidade e o encontro de diferentes matrizes da cultura.

Nesta sexta (22), o Cine Arte UFF exibe mais uma vez o filme “Andanças: os encontros e as memórias de Beth Carvalho”.  Uma boa opção para quem ainda não teve a oportunidade de assistir. A sessão da madrinha do samba será às 17h30.

Às 20h, o Teatro da UFF apresenta o espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina, que aborda a simplicidade na poesia e vida de Cora. Todas coreografias foram criadas pelos próprios bailarinos em um atravessamento promovido pelos poemas de Cora durante os ensaios. A dramaturgia do espetáculo foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire com o intuito de replicar a vida simples de Cora, mas reconhecendo sua potência como uma mulher à frente do seu tempo.

No sábado (23), às 16h, será exibido o Cine Orquestra: O Circo – Chaplin com Soundpainting Rio.  Já no domingo (24), às 11h, será a vez da Orquestra Sinfônica Nacional Popular, com participação do Batuquebato, Tibor Fittel, Carlos Malta e Camila Marlière. O repertório homenageia Luiz Gonzaga.

No mesmo dia, às 18h10, o filme Aleluia: o canto infinito de Tincoã será exibido no Cine Arte UFF. O longa acompanha o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia e articula a obra de Mateus com sua memória afetiva.

  • Niterói em cena

“A Luta”, com o ator Amaury Lorenzo, é um dos destaques da programação. Foto: Divulgação

Atrações plurais dão o tom da dramaturgia contemporânea da 16ª edição do “Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro”, que tem abertura oficial nesta sexta-feira (22). O projeto, que tem como proposta abrir os palcos da cidade para atores locais e grupos consagrados, tem o apoio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Todas as 95 apresentações, que serão realizadas até o dia 1º de outubro, serão gratuitas.

Confira a programação:

22 de setembro (sexta-feira)

14h – Exposição do Filme “Mother Earth”, seguido de debate (com Bebe de Soares (Sala Nelson Pereira dos Santos)

20h – Mostra Peças  (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: O ALIENISTA – O MUSICAL (UNIRIO Teatro Musicado – Rio de Janeiro/RJ)

23 de setembro (sábado)

11h – Mostra Rua (Campo de São Bento). Apresentações:

TRUCO! Táticas Engenhosas para conseguir algo (Teatro del Camino – Equador)

Culminância da Atividade Formativa Afrodiaspórica de Ritmo e Dança Ijexá

20h – Mostra Peças (Theatro Municipal de Niterói) Espetáculo: A LUTA (Niterói/RJ)

24 de setembro (domingo)

11h – Mostra Rua (Local a definir). Espetáculo: A FLOR DO MAMULENGO (Mamulengo Água de Cacimba – Olinda/PE)

  • Sombrinha no Candongueiro

Candongueiro recebe Sombrinha, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. Foto: Arquivo

A tradicional casa de samba de Niterói recebe uma das maiores referências do samba de raiz: o músico Sombrinha, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. A casa abre os portões às 19h. Os ingressos antecipados já podem ser adquiridos pela plataforma Sympla em lotes promocionais limitados. O espaço está sujeito à lotação.

O Candongueiro segue em defesa do samba, promovendo o encontro de músicos consagrados com a nova geração.

Sobre Sombrinha:

Sombrinha começou a tocar aos 14 anos, autodidata, ganhou do pai um violão de sete cordas. Em 1977, aos 18 anos, já era profissional tendo gravado com Baden Powell e Originais do Samba. Dois anos depois, junto de Almir Guineto, Jorge Aragão, Bira, Ubirany, Sereno e Neoci, fundou o lendário grupo Fundo de Quintal.

Ao longo de sua carreira, colecionou dez Prêmios Sharp de Música. Três deles como melhor composição com os sucessos “Além da razão”, com Luiz Carlos da Vila e Sombra. “Nas rimas do amor”, com Adilson Victor e “Ainda é tempo pra ser feliz”, com Arlindo Cruz e Sombra.

Serviço:

Roda de Samba do Candongueiro com participação de Sombrinha

Data: Sábado, 23 de setembro

Horário: 19h

Endereço: Rodovia Prefeito João Sampaio nº 1154, Rio do Ouro, Niterói.

Ingressos via Sympla: https://bit.ly/CandongueiroConvidaSombrinha

  • Niterói canta Elis Regina

O espetáculo “Niterói Canta Elis Regina” será apresentado por Marcos Sacramento e Eline Porto neste domingo (24). Foto: Reprodução/ Internet

O espetáculo “Niterói Canta Elis Regina“, com Marcos Sacramento e Eline Porto, chega a Sala Nelson neste domingo, às 19h30. A direção artística é do renomado pesquisador, escritor e produtor João Carino e a iniciativa é da Fundação de Arte de Niterói (FAN), em parceria com a Muriqui Cultural. A entrada é gratuita.

Nessa primeira edição, os cantores Marcos Sacramento e Eline Porto estarão companhados por um time de músicos excepcionais. A performance ganhará vida com Marcos Nimrichter no piano, arranjos e direção musical, Alex Torres no baixo, Walternir Estevão na bateria, Bruno Barreto na percussão e Canequinha na guitarra e violão. O projeto faz parte do Niterói Canta.

Serviço:

Niterói Canta Elis Regina com Marcos Sacramento e Eline Porto

Data: Domingo, 24 de setembro
Horário: 19h30

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880. São Domingos, Niterói

Entrada Gratuita

Adquira os ingressos no Sympla

Duração: 90 min
Classificação etária: Livre

  • Ilha da Boa Viagem

Visão aérea da Ilha da Boa Viagem. Foto: Alex Ramos

A Ilha da Boa Viagem vai abrir as portas para o público neste fim de semana. Excepcionalmente neste sábado (23) e domingo (24), a Ilha, localizada na praia da Boa Viagem, em Niterói, receberá dois grupos de 40 pessoas por dia: às 14h e às 16h. As visitas deverão ser agendadas pelo WhatsApp pelo número: (21) 3611-3828.

As intervenções recuperaram as edificações da ilha: a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo.

Serviço:

Visita à Ilha da Boa Viagem

Data: Sábado (23) e Domingo (24)

Horário: 14h e 16h

WhatsApp: 21 3611-3828

 

COMPARTILHE