Niterói por niterói

Publicado

Campo de São Bento completa 115 anos

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A área de lazer mais popular de Niterói fez aniversário às vésperas da chegada da primavera
campo de são bento
O lago é uma das atrações do parque, que fica em Icaraí. Foto: arquivo

Às vésperas da chegada da primavera, a área de lazer mais popular de Niterói faz aniversário. Nesta sexta-feira (22), o Campo de São Bento completa 115 anos.

Leia mais: Refrescou? Que nada…. Máxima pode chegar a 40° em Niterói no fim de semana

Para comemorar, foi criada uma programação especial com apresentações de alunos do projeto Aprendiz Musical. Começa na própria sexta-feira,  a partir das 17h30, no Rink. O projeto também se apresentará no sábado (23), às 10h, no Coreto, e às 16h30, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.  Considerado um dos maiores programas de desenvolvimento social através da arte no país, o Aprendiz atende 2,1 mil jovens em Niterói que têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão, e canto e coral.

Também para marcar o aniversário, será feito um plantio de mudas de diversas espécies no Campo de São Bento, também conhecido como Central Park de Niterói. Essa alusão ao principal parque da cidade norte-americana de Nova Iorque foi uma criação do humorista niteroiense Paulo Gustavo que, aliás, tem uma estátua no Campo, onde, diariamente, visitantes vão até lá para tirar fotos.

Voltando ao plantio, em busca de mais diversidades frutíferas no local, serão plantadas mudas de pitomba, longana, goiabeira, carambola, grumixama e sapoti. Serão distribuídas ainda cerca de 50 mudas de areca.

Em uma área de 36 mil metros quadrados, o Campo de São Bento tem 829 elementos arbóreos, com 130 espécies e 148 mudas florestais. As espécies mais frequentes por lá são Resedá, Pau-Brasil, Grumixama, Ipê amarelo e branco.

Junto com o Pau-Brasil, outra “estrela” do parque é o Pau-ferro, espécie muito visada para o paisagismo por suas características ornamentais e de sombreamento. Apesar do porte, não possui raízes agressivas, o que é um fator importante de eleição para arborização urbana. O Pau-ferro possui madeira dura, densa, durável e resistente, de excelente qualidade para a fabricação de violões e violinos, e para construção civil, na construção de vigas, esteios, caibros, etc. Seu crescimento é rápido, principalmente nos primeiros anos. Em recuperação de áreas degradadas, o pau-ferro também é uma excelente escolha, por crescer bem em áreas abertas.

História

O nome oficial do Campo de São Bento é Parque Prefeito Ferraz. A área integrava um imenso território que, em meados do século XVII, pertenceu aos monges beneditinos. Em 1908, foi finalmente urbanizado segundo projeto do engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans. Em 2020, o Campo passou por intervenções de paisagismo seguindo o projeto original.

Principal jardim público de Niterói, o espaço está no coração do bairro de Icaraí, na zona sul da cidade. O Campo abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma já tradicional feira de artesanato, além de feirinha de produtos orgânicos.

Não coração de Icaraí, o Campo de São Bento é reserva de verde, beleza e tranquilidade. Foto Divulgação

Conta com três lagos que, juntos “bebem” 2 milhões de litros de água. O maior deles tem uma atração extra: um chafariz e ainda é adornado por duas estatuas e um deck.

Dentre as atrações do local estão os patos e gansos. Estes são de três espécies: chinês, caipira e africano.

Dentro do Campo funcionam o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines. O espaço oferece inúmeras atrações como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

No Campo funciona também uma verdadeira escola de dança gratuita. Por lá, é possível fazer aulas de Zumba (quarta-feira, das 14h às 15h), Forró  (quinta-feira, 13h), Dança de Salão (quinta-feira, 14h; sexta-feira às 10h e 11h) e Charme  (sábado, 9h).

Além de adultos e crianças, o Campo de São Bento também é área de lazer para cães, agora que tem um Parcão.

O parque funciona todos os dias, das 7h às 19h. E aceita receber felicitações pela sua beleza e seu acolhimento todos os dias do ano.

 

 

 

COMPARTILHE