Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Feira do Circuito Arariboia chega ao Barreto

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A feira no Parque Palmir Silva será realizada aos sábados
BEA_9121
Niterói expande o circuito de economia solidária, com feira no Horto do Barreto. Foto: Bruno Eduardo Alves

Niterói expande o circuito de economia solidária. A Zona Norte da cidade entra na rota com uma feira que será realizada semanalmente no Parque Palmir Silva, no Horto do Barreto, das 7h às 15h. Agora, os niteroienses contam com feiras em Icaraí, Centro, Ingá, Itaipu e no Barreto, somando sete espaços em diferentes regiões da cidade. Até o início do ano eram apenas quatro.

Leia mais: O Brasil na linha da pobreza; o que cabe no carrinho do mercado com R$ 303, em Niterói

Barracas com produtos artesanais e manuais fazem parte da feira. Foto: Bruno Eduardo Alves

O Circuito Arariboia é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) com cogestão do Fórum de Economia Solidária de Niterói. Foi estabelecido como uma das ações da Política Municipal de Economia Solidária, Lei 3.473 de janeiro de 2020.

É realizado em dias e regiões diferentes da cidade, da Zona Norte à Região Oceânica. São diversas barracas com produtos artesanais, trabalhos manuais, orgânicos e de arte popular que inclui artesanato, frutas, verduras e legumes da agricultura familiar, além de gastronomia artesanal. Também inclui outros produtos que respeitam a produção local, o meio ambiente, a sustentabilidade e o comércio justo. As atividades acontecem de quarta a sábado.

– Niterói vem priorizando ações voltadas para a economia solidária. As feiras do Circuito Arariboia representam uma alternativa para a geração de renda e a inclusão social. Em 2022, quase dobramos o número de feiras na cidade com o objetivo de incentivar o comércio justo e o consumo solidário”, conta o subsecretário de Economia Solidária, Maicon Carlos.

Confira a programação do circuito de feiras:

– Quartas-feiras: A feira do Ingá fica na Praça César Tinoco, no Ingá, às quartas, das 8h às 14h.

– Quintas-feiras: No Centro, a feira funciona ao lado do Terminal João Goulart, na Avenida Visconde do Rio Branco. A feira, é realizada de forma quinzenal, às quintas-feiras, e a próxima será no dia 23 de junho, das 7h às 18h.

– Sextas-feiras: Na Praça das Águas, no início da Av. Amaral Peixoto, funciona de forma alternada às sextas, das 8h às 14h, e a próxima é no dia 8 de julho. Já a feira da Praça Dom Navarro, na Ary Parreiras (Icaraí), é realizada das 8h às 16h.

– Sábados: Neste dia, o Circuito acontece em três locais: Icaraí, Barreto e Itaipu. A feira do Campo de São Bento começa às 8h e vai até às 14h, e é realizada quinzenalmente, com encontro marcado neste sábado (25). No Barreto, a feira é dentro do Parque Palmir Silva (Horto do Barreto), R. Dr Luiz Palmier s/nº, das 7h às 15h. Já na Região Oceânica, o espaço fica na Praça das Amendoeiras, próximo ao ponto final do ônibus 38, das 8h às 18h.

COMPARTILHE