Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fechado desde 2006, Cinema Icaraí tem reforma aprovada pelo INEPAC

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A aprovação do projeto foi um esforço coletivo que uniu Prefeitura e UFF
Cinema Icaraí
Imóvel ganhará, entre outros espaços, uma sala de cine- concerto. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Saudade quase diária dos cinéfilos de Niterói e após 16 anos de incertezas, o Cinema Icaraí está mais próximo de retornar ao público. Isso porque o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC) aprovou por unanimidade o projeto de restauração e reforma do Cinema Icaraí. A aprovação do projeto foi um esforço coletivo que uniu Prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A licitação deve ocorrer no início do segundo semestre deste ano. As obras custarão em torno de R$ 45 milhões.

Leia mais: Área de pescadores de Itaipu será alvo de investigação de nova comissão da Câmara dos Vereadores

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o imóvel ganhará uma sala de cine- concerto, uma sede para a orquestra Sinfônica Nacional da UFF, mais três salas de cinema e três restaurantes. A sala de concerto será toda preservada em estilo art-déco.

O restauro será acompanhado de um livro em coprodução com o INEPAC e com um documentário para registrar a memória afetiva do niteroiense com o espaço.

Fundado em 1945, o prédio estava fechado desde 2006 e era considerado um dos últimos cinemas de rua de Niterói. O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Em 2019, a UFF assinou um termo de cessão do Cinema à Prefeitura de Niterói por 40 anos.

COMPARTILHE