COMPARTILHE
Uma versão reduzida da mostra “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva”, que está em cartaz no Rio de Janeiro, poderá ser visitada em Niterói. Será no próximo final de semana, dias 28 e 29, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) com um detalhe que os cariocas não têm: entrada franca.
A mostra multimídia permite um mergulho sensorial na obra e na vida do pintor holandês, um dos principais nomes da arte do século 19. O conteúdo envolve o público a partir da trajetória humana e artística do pintor, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes nomes que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.
Em Niterói, desde às 10h do sábado (28), serão realizadas sessões do curta de animação “Van Gogh e seus contemporâneos”, de meia em meia hora, no auditório do MAC. Com 12 minutos, a obra é uma adaptação da narrativa de 60 minutos apresentada na exposição que está montada na Casa França Brasil, no Centro do Rio, e pode ser visitada até 5 de junho.
Ainda no MAC, das 15h às 18h, haverá programação educativa, com contação de histórias e oficinas de criação. A partir das 18h, um espetáculo de luz e som vai projetar imagens de Van Gogh e seus contemporâneos na fachada do museu. Nas projeções, Lito Lumen convida VJ Montano.
No pátio ainda haverá opções de gastronomia e bebidas, além de venda de produtos relacionados com Van Gogh. Uma vez no museu, será possível visitar também as outras exposições em cartaz: “Choro”, individual do artista Antonio Kuschnir, que reflete sobre ansiedade, tecnologia e pandemia; “Hu, a minha alegria atravessou o mar”, coletiva com curadoria de Ana Beatriz Almeida que promove um diálogo entre lógicas de matriz africana e a arquitetura de Niemeyer, além do Projeto Mirante, com duas exposições coletivas e uma individual, nas áreas externas e na recepção do MAC.
Serviço
Van Gogh e seus Contemporâneos em Niterói
28 e 29 de maio de 2022, sábado e domingo
Curta de animação Van Gogh e seus contemporâneos
Sábado, dia 28, das 10h às 20h
Domingo, dia 29, das 10h `as 19h
Programação educativa
Oficina de criação, 15h
Contação de histórias, 17h
Projeções na fachada do Museu
Sábado, dia 28, das 18h às 21h
Domingo, dia 29, das 18h às 20h
Leia mais: ‘A Fluminense ocupou um espaço que estava vazio’, diz Luiz Antonio Mello, fundador da rádio
COMPARTILHE