COMPARTILHE
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) irá homenagear o autor e humorista Paulo Gustavo na exposição “Rir: um ato de resistência” a partir desse domingo (13), conforme antecipado pelo A Seguir em dezembro do ano passado, em conversa com o diretor do MAC, Victor de Wolf.
Idealizada por Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo (1978-2021), a mostra reúne registros inéditos da infância, figurinos icônicos e mais, uma imersão na irreverência e no amor pela arte do ator que morreu aos 42 anos, em decorrência da Covid-19.
Leia mais: Amaral Peixoto terá obras para implantação de sistema de drenagem
A exposição mergulha no universo artístico e pessoal do comediante, que sempre exibiu Niterói em seus trabalhos, como na série de filmes “Minha mãe é uma peça”, que faz um grande passeio pelos seus lugares de afeto na cidade.
Serão cinco galerias: “Uma vida à luz”, “O lúdico e o humor”, “A moda como expressão”, “Uma coleção inspiradora” e “Multishow apresenta 220 volts de humor”.
Na primeira, o público poderá se deparar com figurinos e acessórios icônicos de Paulo, fotos inéditas da sua vida criam uma linha do tempo que vai da infância à vida adulta.
Na segunda, instalações interativas que exploram a importância crucial que o teatro e a comédia tiveram na vida do ator. Em seguida, a paixão do humorista pela moda pode ser vista de perto, com itens de grifes renomadas como Comme des Garçons, Balmain, Saint Laurent, Dolce & Gabbana e Gucci.
Na quarta sala, obras contemporâneas brasileiras do acervo particular do ator refletem suas inspirações e seu olhar artístico. O espaço reúne trabalhos de grandes nomes como Miguel Rio Branco, Vik Muniz, Adriana Varejão, Os Gêmeos, Nelson Leirner, Roberto Magalhães, Cristina Canale e mais.
Ao fim do percurso, em colaboração com o Multishow e a TV Globo, uma sala de exibição exibe um curta-metragem ainda inédito sobre a carreira do homenageado, com cenas emblemáticas, entrevistas icônicas e mais.
Data: De 13 de abril a 1º de junho
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Local: MAC Niterói
Ingressos: R$ 16 (com exceção das quartas, que têm entrada grátis para todos); moradores e pessoas nascidas em Niterói, crianças com menos de 7 anos, estudantes da rede pública de ensino, portadores de necessidades especiais e acompanhantes, servidores públicos municipais e todo visitante que chegar ao museu de bicicleta também não pagam.
COMPARTILHE