COMPARTILHE
Um salto sem precedentes no número de casos de Covid no estado do Rio, de acordo com os dados da Secretaria estadual de Saúde. Na última Semana Epidemiológica de 2021, a SE 52, foram notificados 2.060 novos casos da doença, um número compatível com a queda do contágio no final do ano. A virada do ano, no entanto, com as festas de Natal e Ano Novo, e já com a circulação da variante Ômicron no Brasil, fez a Secretaria publicar um alerta sobre o aumento explosivo dos casos. Foram 22.327 notificações – um número dez vezes maior que o da semana anterior, ainda sem contabilizar os dados deste sábado, 8, que completam a primeira Semana Epidemiológica de 2022.
O resultado é puxado pelo Rio de Janeiro, que apresentou 19.589 novos casos. É o pior resultado em uma semana desde maio do ano passado, quando a pandemia ainda estava no auge. Mesmo assim, estima-se que exista enorme subnotificação, diante da dificuldade de realização de testes, na rede pública, na rede privada e nas farmácias, documentada ao longo da semana.
Volume de testes para Covid-19 subiu 30,2% em dezembro no Estado do Rio de Janeiro
Em Niterói, também aparece um aumento no número de casos, que passaram de 82 para 116 na última semana do ano e agora chegam a 148. A dificuldade de testagem em Niterói, porém, é ainda maior do que se verificou na capital, com a redução de postos, distribuição de senhas e limite de atendimentos e falta de kits nas farmácias, como registrou o A Seguir: Niterói. A dificuldade chegou a provocar protestos no Posto do Vital Brazil.
A boa notícia é que o aumento do número de casos não resultou em crescimento nas taxas de ocupação dos hospitais. Apesar do movimento nos ambulatórios, em função da combinação de casos de gripe e dos novos registros de contágio pelo coronavírus, de acordo com o Painel da Covid, Niterói tem hoje apenas três pessoas internadas com a doença, nenhuma delas em situação de risco.
A Prefeitura de São Gonçalo, por sua vez, informou o aumento de mais de 200% no número de testes para detectar o coronavírus neste início de ano. A média diária de 120 testes por dia realizados em dezembro de 2021 passou para cerca de 450 por dia. Da última segunda-feira (3) até esta quinta-feira (6), foram realizados 1.884 exames. Destes, 769 testaram positivo, um total de 40%.
Leia mais: Casos de gripe começam a cair no estado do Rio, depois de 129 mortes em 2021
COMPARTILHE