COMPARTILHE
O festival ID Rio está de cara nova. Essa edição comemorativa estreia a parceria inédita com o recém-criado Grupo Mulheres do Brasil Núcleo de Niterói. Criado por Cláudio Silveira, o evento, que começa nesta sexta-feira (8) e vai até o dia 10 de março no Museu de Arte Contemporânea (MAC), conforme anunciado pelo A Seguir, tem como objetivo destacar a economia criativa, moda e empreendedorismo feminino.
Leia mais: Johnny Hooker atribui cancelamento do show do MAC a campanha de bolsonaristas
Recentemente estabelecido em Niterói, o Grupo Mulheres do Brasil reúne mulheres locais e tem como objetivo a promoção da igualdade e a valorização do papel da mulher na sociedade. O grupo atua em causas sociais, políticas e econômicas, apoiando projetos e criando iniciativas que promovam a transformação social.
Nesta edição do ID Rio, Manu Pinheiro, fundadora do Mulheres do Sul Global, e a atriz Letícia Spiller, proprietária da Lecia Brasil, farão dois desfiles que destacam o impacto positivo da moda na capacitação econômica das mulheres.
Ambas as coleções – tanto da Lecia quanto da Mulheres do Sul Global – foram concebidas por Cláudio Silveira e produzidas pela equipe de costureiras do Mulheres do Sul Global.
O projeto é um reflexo da força da economia circular e reflete o papel da sustentabilidade e da moda reciclável, além de cumprir o papel social de capacitar mulheres.
Nesta edição, o projeto também assumiu a curadoria do Enel Summit!, um evento que integra o ID Rio com formatos que incluem ainda diálogos interativos e minipalestras. Expositoras locais, fortalecendo cada vez mais o mercado criativo em Niterói. A iniciativa está alinhada com o compromisso do grupo de aumentar a visibilidade das mulheres produtoras e promover sua autonomia financeira.
Entre os temas estão o protagonismo feminino, sustentabilidade, moda, economia criativa, inspiração, coletivo e transformação social.
Nesta sexta-feira (8), em comemoração ao dia da mulher, “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ), será o desfile mais aguardado, juntamente, com o show de Fernanda Abreu, que vai encerrar o primeiro dia na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).
No sábado (9), o Enel Summit passará o dia capacitando empreendedores, com diálogos sobre empreendedorismo, moda sustentável e protagonismo feminino, até o início dos desfiles “Beachwear de Cabo Frio”, protagonizado por marcas do pólo criativo da associação dos lojistas da rua de biquínis, e “Coleção Energia by Almir França”.
Encerrando o evento, no domingo (10), será realizado o desfile “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global” e com o show de Toni Garrido.
A praça do MAC também recebe o Mercado Criativo, que reúne microempreendedores de todo o estado, além de bares e restaurantes.
COMPARTILHE