COMPARTILHE
Uma caravela que despolui baías, rios e lagos enquanto navega e uma bicicleta aquática que coleta resíduos sólidos na água são duas inovações que poderão ser conhecidas durante o Tomorrow Blue Economy. O evento, que tem como foco a Economia Azul do mundo, será realizado na quarta (4) e quinta-feira (5), no Caminho Niemeyer, no Centro.
Leia mais: Niterói à beira mar. Obra recupera paisagem do Centro da cidade
Com entrada gratuita, a programação é formada por palestras e painéis sobre resiliência costeira às mudanças climáticas, economia azul e esportes; portos sustentáveis e tecnologias inovadoras. A iniciativa espera reunir 2 mil participantes e diversas lideranças de empresas, setor público e acadêmico para debater o potencial da economia do mar.
Dentre os participantes estão Tamara Klink, velejadora brasileira; Gunter Pauli, empreendedor belga considerado pai da economia azul e Rodrigo Thomé, líder no Movimento Euceano, dentre outros especialistas.
A caravela desenvolvida pela empresa Infinito Mare é uma Solução Baseada na Natureza (SbN) para monitorar e despoluir baías, rios, lagos e outros corpos hídricos. Será a primeira vez em que a Caravela será exposta em tamanho real.
Seu sistema é composto por uma estrutura modular flutuante semelhante a uma embarcação que usa algas nativas para identificar a poluição em ambientes aquáticos enquanto estimula a captação de CO₂ e oxigena a água.
A partir da conexão com Internet das Coisas, é possível que uma frota de Caravelas em diferentes regiões de um porto ou baía, por exemplo, permita a detecção de vazamentos e a adoção de medidas complementares de remediação e de controle, permitindo assim identificar exatamente de onde a poluição está vindo.
– Trazer a nossa tecnologia de volta para Niterói, durante um evento global focado na Economia Azul tem um significado singular, pois foi nesta cidade que testamos alguns protótipos em 2022 – explica Bruno Libardoni, oceanógrafo com Ph.D em geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e CEO da Infinito Mare.
No evento, o público poderá ver como funciona uma bicicleta despoluidora. A Biclean é uma bicicleta aquática com assistência elétrica e painéis solares, projetada para a coleta de resíduos sólidos e microplásticos em corpos d’água.
– Além de ser uma solução inovadora, a Biclean é uma ferramenta educativa que conecta as pessoas ao meio ambiente de maneira prática e sustentável. Com tecnologia de ponta, como sistema de geolocalização e filtros especializados, estamos combatendo a poluição e promovendo um futuro mais limpo e saudável – afirma Marcius Costa, CEO da BDM, Venture Building que desenvolve projetos e tecnologias sustentáveis nos setores de Bluetech (Economia do mar), Energy, Agrotech e Healthtech.
Promovido pela empresa pioneira em cidades inteligentes, iCities, com sede em Curitiba (PR), em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Neltur e chancelado pela Fira Barcelona, o encontro traz para o público debates e experiências que apresentam e reforçam a importância da economia das águas para a sociedade.
– A realização do Tomorrow Blue Economy em Niterói reforça o compromisso da nossa cidade com a sustentabilidade e a inovação no setor marítimo. É uma oportunidade única para conectarmos conhecimento, tecnologia e conscientização ambiental, consolidando Niterói como referência na Economia Azul. Convido todos a participarem desse momento histórico, onde juntos podemos construir soluções que transformem nossa relação com o mar e promovam o desenvolvimento sustentável para as próximas gerações – comenta o prefeito Axel Grael.
Nos últimos 10 anos, a Prefeitura de Niterói tem trabalhado para alavancar a economia dos setores ligados ao mar. Entre as iniciativas recentes está a dragagem do Canal de São Lourenço, a maior obra desse porte no Brasil, com previsão de conclusão em 15 meses. Com a dragagem, a prefeitura espera revitalizar o Terminal Pesqueiro de Niterói.
A Prefeitura investe R$ 137,5 milhões na obra, com o objetivo de revitalizar o porto naval, o acesso ao Porto e a indústria pesqueira.
A meta é impulsionar esses setores e gerar cerca de 20 mil empregos. Além disso, a cidade tem incentivado campeonatos nacionais e internacionais de modalidades do mar, como surfe, bodyboard e canoa havaiana, entre outros.
Em maio de 2025, quando o Rio de Janeiro sediar o Campeonato Internacional de Corrida à Vela, o Sail GP, na Baía de Guanabara, Niterói terá participação fundamental no evento. O Caminho Niemeyer será a base logística das embarcações que disputarão a competição.
– Não foi um trabalho fácil. Nos últimos anos, fizemos vários estudos de viabilidade técnica para o Canal de São Lourenço. Ouvimos as necessidades de diversos segmentos, como pesca, saúde, estaleiros e Porto de Niterói, para planejar ações de curto, médio e longo prazo. Fomos a Nazaré para entender como funciona o setor e também conversamos com empresários e representantes do potencial da cidade para investimentos na economia do mar em países como Portugal e Espanha. Esta feira é um marco para consolidar o futuro da economia do mar e o seu real potencial – afirma Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói.
Para participar do Tomorrow Blue Economy, basta realizar a inscrição gratuita no site do evento.
Confira a íntegra da programação aqui
COMPARTILHE